Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Começa formação continuada de professor
Início do conteúdo da página
Formação/valorização de profissionais da educação

Começa formação continuada de professor

  • Segunda-feira, 03 de março de 2008, 10h36
  • Última atualização em Quarta-feira, 05 de março de 2008, 08h46

Terá início nesta terça-feira, 4, em Brasília, na Academia de Tênis, o curso de formação continuada de professores em atendimento educacional especializado. Vindos de vários estados do Brasil, 147 professores serão orientados a atuar no atendimento de alunos com necessidades especiais. A formação será oferecida por especialistas da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do grupo de pesquisa sobre educação especial da Universidade de Campinas.

Até a próxima quinta-feira, 6, os professores estarão reunidos para tratar de propostas pedagógicas voltadas para alunos surdos ou com deficiência mental, física e visual. Depois de receberem a formação, os professores retornam aos seus municípios como tutores e oferecem um curso a distância para três professores do seu município e para outros nove docentes de municípios vizinhos. Assim, eles tornam-se multiplicadores do atendimento educacional especializado.

Com os cursos a distância, que serão coordenados pela UFC, calcula-se que cerca de 1.700 professores obtenham a formação ainda este ano. Um dos objetivos do curso é garantir que o atendimento educacional especializado não seja substituído pelo ensino regular. “Atualmente, a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais na escola regular é prerrogativa da Política Nacional de Educação Especial. Para alcançar a aprendizagem e participação destes alunos, a organização do atendimento educacional especializado torna-se uma prioridade”, explica Denise Alves, coordenadora-geral de Articulação da Política de Inclusão nos Sistemas de Ensino do Ministério da Educação. De acordo com ela, a orientação atual é matricular todos os alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular e garantir o atendimento especializado no horário oposto às aulas.

O curso de formação continuada de professores em atendimento educacional especializado é uma das ações do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. O programa, desenvolvido desde 2003, tem o objetivo de disseminar a política de educação inclusiva nos municípios brasileiros e apoiar a formação de gestores e educadores como forma de efetivar os sistemas educacionais inclusivos.

A abertura do evento contará com a participação da secretária de Educação Especial, Claudia Pereira Dutra, e das professoras Maria Teresa Eglér Mantoan e Rita Vieira de Figueiredo, coordenadoras do curso.

Ana Guimarães

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página