Professores do Timor Leste ingressam no Proformação
Cem professores do Timor Leste, que trabalham com as seis séries iniciais da educação básica, ingressam, em maio, no Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação) desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC). O curso, com duração de dois anos, será ministrado por técnicos que integram a missão educacional do Brasil no Timor Leste, sob a supervisão da Seed.
De acordo com a coordenadora nacional do Proformação, Luciane Sá de Andrade, os quatro módulos do curso começam com uma fase presencial de dez dias, que ocorre nas férias escolares, seguida de atividades a distância sob a orientação de um tutor. Na etapa a distância, explica Luciane Andrade, o professor estuda os conteúdos e se encontra com o tutor, a cada 15 dias, para tirar dúvidas e receber orientação sobre as atividades que deve desenvolver.
Dos 48 técnicos que o Ministério da Educação enviou ao Timor Leste no final de março, oito integram o Proformação e serão responsáveis pelas atividades de tutoria. A cada seis meses, informa a coordenadora, técnicos da Seed vão ao país para supervisionar e avaliar as atividades do programa. Além de receber os materiais didáticos produzidos no Brasil para a sua formação, os professores do Timor Leste deverão elaborar materiais complementares com foco na história, na cultura e nas peculiaridades sociais e econômicas do país.
História - Criado em 1997, o Proformação começou a ser implantado em 1999 nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde havia maior carência de formação de professores. Hoje, o programa já formou 30 mil professores e está presente em todas as regiões.
O Proformação tem como objetivos habilitar para o magistério, em nível médio, na modalidade normal, professores que exercem atividades nas séries iniciais, classes de alfabetização ou educação de jovens e adultos; elevar o nível de conhecimento e da competência profissional de professores em exercício; contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e do desempenho dos alunos; valorizar o magistério pelo resgate da profissionalização da função e da qualidade do ensino.
Repórter: Ionice Lorenzoni