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Avaliação tem peso na rede de Rio Branco

  • Segunda-feira, 24 de março de 2008, 14h51
  • Última atualização em Terça-feira, 25 de março de 2008, 07h12

Um sistema próprio de avaliação do aprendizado dos estudantes de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental da rede municipal de educação de Rio Branco, no Acre, é o destaque da pesquisa Redes de Aprendizagem – boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender, que será divulgada nesta terça-feira, 25, em Brasília.

A secretaria municipal de educação de Rio Branco implantou em 2006 o Programa de Avaliação da Aprendizagem (Proa), com três avaliações anuais das crianças matriculadas na 1ª série: a primeira, no início do ano, para orientar o professor no planejamento das aulas; a segunda, no final do primeiro semestre, para monitorar a evolução do desempenho dos alunos; e a terceira, no final do ano letivo, para medir os resultados. Em 2007, o Proa foi estendido aos alunos da 2ª à 4ª séries.

Além do Programa de Avaliação da Aprendizagem, os alunos da rede municipal são constantemente monitorados no desenvolvimento das competências de escrita e leitura. Para executar a tarefa, cada monitor fica responsável por um grupo de escolas, que são visitadas pelo menos uma vez por semana. Na visita, ele observa a evolução do desempenho dos alunos, a execução do que foi planejado e dá apoio aos professores.

A rede de Rio Branco também integrou o planejamento à rotina das suas escolas, função que fica a cargo dos técnicos da secretaria que trabalham em conjunto com os coordenadores pedagógicos. Quando os resultados não são alcançados, a equipe analisa os motivos e replaneja as ações para que o direito de aprender seja assegurado. O município reserva um quinto do tempo de trabalho semanal dos professores para o planejamento. No município, os docentes têm contratos de 25 horas semanais, no mínimo, dedicando 20 horas para a sala de aula e cinco horas de planejamento.

Integração – Das 37 redes municipais de ensino ouvidas na pesquisa Redes de Aprendizagem, apenas a de Rio Branco integra o sistema estadual de educação. O município participa do Sistema Único de Educação (SUE), que resulta de um acordo assinado pelas secretarias municipal e estadual do Acre. O sistema reordenou as escolas, que foram distribuídas por sete regiões da cidade, redefiniu a competência e a responsabilidade de cada uma. Assim, desde 2005, a prefeitura de Rio Branco assumiu 46 escolas estaduais de educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental e transferiu para a secretaria estadual três escolas que atendem alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Rio Branco tem 305.731 habitantes, 17.845 alunos matriculados na educação básica e 63 escolas; Ideb de 4,1 nos anos iniciais do ensino fundamental.

Redes de sucesso ― A publicação Redes de Aprendizagem — boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender apresenta os resultados de um estudo realizado em 37 redes municipais de ensino de 15 estados, nas cinco regiões do país, selecionadas a partir do Ideb e do contexto socioeconômico dos alunos e de suas famílias. O estudo é um trabalho conjunto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), elaborado no período de outubro a novembro de 2007.

As redes foram escolhidas com base no cruzamento de informações socioeconômicas dos alunos, extraídas do questionário que faz parte da Prova Brasil, com informações dos municípios e com o Ideb. Depois de selecionadas, as redes foram visitadas por pesquisadores que entrevistaram todos os envolvidos no processo, do gestor ao aluno. Entre os objetivos principais do MEC e seus parceiros com a pesquisa, estão identificar boas práticas de redes municipais espalhadas pelo Brasil e oferecer os exemplos para as demais.

Ao analisar as razões apontadas pelos responsáveis pelo sucesso de cada uma das 37 redes, foram identificados dez pontos presentes na maioria delas. Trata-se de um conjunto de ações e práticas articuladas que estão em sintonia com o PDE, lançado pelo MEC em abril de 2007: foco na aprendizagem, consciência e práticas de rede, planejamento, avaliação, perfil do professor, formação do corpo docente, valorização da leitura, atenção individual ao aluno, atividades complementares e parcerias.

Os pesquisadores perguntaram: o que essa rede faz para garantir o direito de aprender? E as respostas foram dadas por gestores, diretores, professores, funcionários, alunos e pais.

Participaram da pesquisa redes de municípios com populações que variam de 6.379 a 788.773 habitantes, representativas da diversidade e dos desafios encontrados nos 5.564 municípios brasileiros.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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