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Avaliação e monitoramento ajudam alunos em SP

  • Segunda-feira, 24 de março de 2008, 14h54
  • Última atualização em Terça-feira, 25 de março de 2008, 07h13

A cultura de avaliação e monitoramento do processo de aprendizagem nos municípios é um dos destaques da pesquisa Redes de Aprendizagem — boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender, a ser divulgada nesta terça-feira, 25, em Brasília. A pesquisa mostra experiências de ensino que interferem diretamente nos bons resultados alcançados pelos 37 municípios pesquisados.

Nos municípios de Sete Barras e Votuporanga, em São Paulo, as avaliações funcionam como termômetro. As redes acompanham todos os alunos individualmente e conseguem identificar em cada escola quais as dificuldades que afetam a aprendizagem.

Em Sete Barras, os resultados nas avaliações do MEC são orientadores do trabalho, mas a avaliação municipal identifica com detalhes os erros no processo. As escolas da rede alcançaram média 5,4 no Ideb e pretendem atingir 7,0 pontos na Prova Brasil 2007, que será divulgada ainda no primeiro semestre deste ano.

O aprendizado é o foco da rede. Por isso, foi criada uma avaliação bimestral para todos os alunos, pela qual a secretaria consegue corrigir agilmente as distorções. Em 2006, por exemplo, a secretaria contratou professores para reforço dos alunos com dificuldade de aprendizagem. No ano seguinte, a avaliação bimestral indicou que o reforço poderia ser dispensado.

Em Votuporanga, a avaliação também é bimestral. Pelo Sistema de Avaliação da Rede de Ensino Municipal (Sarem), as escolas definem atividades para cada aluno, com base na análise das ações em andamento. Segundo os entrevistados pelos pesquisadores do Unicef, a avaliação municipal mostra tanto as dificuldades de cada aluno quanto as falhas no ensino.

Para a secretaria de educação, o Sarem conseguiu aumentar o compromisso dos professores com os alunos em defasagem. Um professor de Votuporanga lembrou que o resultado das avaliações interfere no ensino diário.

Em Sete Barras, o compromisso também foi reforçado. A pesquisa indicou que os professores sabem os nomes de todos os alunos que estão mal, e os bons alunos são estimulados para atingirem um grau excelente. Em 73% das redes analisadas, o compromisso do professor com o aluno foi citado como um dos principais fatores de sucesso das escolas.

Valorização do Professor – O professor sempre aparece como personagem central para o sucesso das redes. É a ele que pais e alunos atribuem a responsabilidade direta pelos bons resultados alcançados pela escola. Mesmo os pais que citam a importância dos diretores consideram que o mérito é do professor.

Em todas as redes pesquisadas, os professores se sentem valorizados. E o reconhecimento de todos aparece na fala das crianças entrevistadas. A pesquisa identificou desejos de estudantes de se tornarem professores.

Em Votuporanga, os professores acompanham as dificuldades e avanços das crianças em pastas individuais, nas quais são registradas a produtividade e evolução do desempenho de cada um. E esse acompanhamento individualizado foi apontado como fator de sucesso em 76% das redes analisadas.

O Unicef ainda visitou em São Paulo o município de Sud Menucci, que se preocupa também com o resultado dos alunos nas avaliações. Combater a repetência com aprendizado é umas das diretrizes do Plano de Desnvolvimento da Educação (PDE). O plano pede a adoção de práticas como aulas de reforço no contraturno, estudos de recuperação e progressão parcial.

A rede de Sud Menucci adota duas modalidades de apoio ao aluno com defasagem. As crianças com dificuldades em Português e Matemática são agrupadas por ciclo e assistem a duas aulas extras por semana. As crianças com grau elevado de dificuldade na alfabetização são agrupadas em outro ciclo e recebem mais quatro horas de aula por dia. Essa estratégia se chama reenturmação. Os alunos são reorganizados em classes de acordo com a semelhança nas dificuldades.

Redes de sucesso ― A publicação Redes de Aprendizagem — boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender apresenta os resultados de um estudo realizado em 37 redes municipais de ensino de 15 estados, nas cinco regiões do país, selecionadas a partir do Ideb e do contexto socioeconômico dos alunos e de suas famílias. O estudo é um trabalho conjunto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), elaborado no período de outubro a novembro de 2007.

As redes foram escolhidas com base no cruzamento de informações socioeconômicas dos alunos, extraídas do questionário que faz parte da Prova Brasil, com informações dos municípios e com o Ideb. Depois de selecionadas, as redes foram visitadas por pesquisadores que entrevistaram todos os envolvidos no processo, do gestor ao aluno. Entre os objetivos principais do MEC e seus parceiros com a pesquisa, estão identificar boas práticas de redes municipais espalhadas pelo Brasil e oferecer os exemplos para as demais.

Ao analisar as razões apontadas pelos responsáveis pelo sucesso de cada uma das 37 redes, foram identificados dez pontos presentes na maioria delas. Trata-se de um conjunto de ações e práticas articuladas que estão em sintonia com o PDE, lançado pelo MEC em abril de 2007: foco na aprendizagem, consciência e práticas de rede, planejamento, avaliação, perfil do professor, formação do corpo docente, valorização da leitura, atenção individual ao aluno, atividades complementares e parcerias.

Os pesquisadores perguntaram: o que essa rede faz para garantir o direito de aprender? E as respostas foram dadas por gestores, diretores, professores, funcionários, alunos e pais.

Participaram da pesquisa redes de municípios com populações que variam de 6.379 a 788.773 habitantes, representativas da diversidade e dos desafios encontrados nos 5.564 municípios brasileiros.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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