Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Encontro discute educação a distância no continente americano
Início do conteúdo da página
Outras

Realeza: secretaria e escolas estão em contato permanente

  • Segunda-feira, 24 de março de 2008, 14h59
  • Última atualização em Terça-feira, 25 de março de 2008, 07h14

Município pequeno, com nove escolas, Realeza, no estado do Paraná, se destaca pelo intercâmbio que promove entre os gestores da secretaria, professores, servidores, alunos e a comunidade. A experiência de Realeza está descrita, junto com outras 36, na pesquisa Redes de Aprendizagem — boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender, a ser lançada nesta terça-feira, 25, em Brasília.

O contato entre as pessoas que vivem o cotidiano da escola é tão importante no município, que a secretaria criou o 'arrastão', atividade que, uma vez por mês, leva a secretária municipal e sua equipe a cada uma das escolas para olhar os cadernos dos alunos, dialogar com as turmas e fazer observações sobre a evolução das crianças. No final do encontro, o caderno dos estudantes recebe o carimbo: Olá! Voltei para ver seu progresso.

Os pesquisadores também constataram que o município tem uma política de motivação e de aumento da auto-estima dos professores. Além de cuidar da parte pedagógica, a equipe da secretaria também se preocupa com a ‘alma’ dos professores. Para isso, os profissionais da educação selecionam e enviam às escolas pergaminhos com mensagens para reflexão sobre valores e princípios. Os pesquisadores verificaram que os pergaminhos são pauta das conversas dos professores durante os cursos de formação e também nos intervalos das aulas.

O planejamento compartilhado — que compreende a parte pedagógica e a parte didática —, presente em 68% das redes municipais pesquisadas, também aparece em Realeza. Sendo uma rede pequena, o planejamento é coordenado pela equipe técnica da secretaria. Uma vez a cada dois meses, todos os diretores, coordenadores e professores têm encontro com os técnicos da secretaria para planejar os conteúdos que serão ministrados, por série, nos dois meses seguintes. As reuniões duram dois dias. De acordo com os pesquisadores, o planejamento compartilhado é apontado por 25 das 37 redes municipais estudadas como fator de sucesso escolar porque, ao promover a troca de experiências, a discussão do plano de aula, o professor aproveita o êxito da prática do colega deixando de se sentir solitário na atividade.

Realeza tem 15.319 habitantes, 1.514 alunos matriculados na educação básica e nove escolas. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental é 5,0.

O Paraná é o estado da região Sul que tem maior número de municípios estudados na pesquisa Redes de Aprendizagem. Além de Realeza, o estudo traz os municípios de Pinhais, com Ideb de 5,0; São Jorge d’Oeste, com 5,1; Marilena, 4,5; Jesuítas, 4,5, todos acima da média nacional, 3,8.

Redes de sucesso — A publicação Redes de Aprendizagem — boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender apresenta os resultados de um estudo realizado em 37 redes municipais de ensino de 15 estados, nas cinco regiões do país, selecionadas a partir do Ideb e do contexto socioeconômico dos alunos e de suas famílias. O estudo é um trabalho conjunto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), elaborado no período de outubro a novembro de 2007.

As redes foram escolhidas com base no cruzamento de informações socioeconômicas dos alunos, extraídas do questionário que faz parte da Prova Brasil, com informações dos municípios e com o Ideb. Depois de selecionadas, as redes foram visitadas por pesquisadores que entrevistaram todos os envolvidos no processo, do gestor ao aluno. Entre os objetivos principais do MEC e seus parceiros com a pesquisa, estão identificar boas práticas de redes municipais espalhadas pelo Brasil e oferecer os exemplos para as demais.

Ao analisar as razões apontadas pelos responsáveis pelo sucesso de cada uma das 37 redes, foram identificados dez pontos presentes na maioria delas. Trata-se de um conjunto de ações e práticas articuladas que estão em sintonia com o PDE, lançado pelo MEC em abril de 2007: foco na aprendizagem, consciência e práticas de rede, planejamento, avaliação, perfil do professor, formação do corpo docente, valorização da leitura, atenção individual ao aluno, atividades complementares e parcerias.

Os pesquisadores perguntaram: o que essa rede faz para garantir o direito de aprender? E as respostas foram dadas por gestores, diretores, professores, funcionários, alunos e pais.

Participaram da pesquisa redes de municípios com populações que variam de 6.379 a 788.773 habitantes, representativas da diversidade e dos desafios encontrados nos 5.564 municípios brasileiros.

Assessoria de Comunicação Social
 
 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página