Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Encontro discute educação a distância no continente americano
Início do conteúdo da página
Outras

Rede de Altamira cuida bem de seus professores

  • Segunda-feira, 24 de março de 2008, 15h06
  • Última atualização em Terça-feira, 25 de março de 2008, 07h14

A rede municipal de educação de Altamira, no estado do Pará, aparece entre os destaques da pesquisa Redes de Aprendizagem – boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender, a ser divulgada nesta terça-feira, 25, em Brasília. Noventa por cento de seus professores tem formação superior completa, e eles são beneficiados por diversas medidas oficiais.

Além de incentivar a formação de seus quadros, a prefeitura de Altamira também cuida da saúde e da promoção cultural dos docentes. Eles têm prioridade no atendimento médico, com senhas especiais para consultas com profissionais de saúde do município; e nos cinemas da cidade, os professores da rede municipal não pagam ingressos. Os objetivos das iniciativas, diz a pesquisa Redes de Aprendizagem, são oferecer qualidade de vida aos profissionais e ampliar-lhes o repertório cultural.

A pesquisa inclui a rede municipal de Altamira entre aquelas que direcionam sua gestão para aprendizagem, onde o centro das atenções é o aluno e o objeto de todos os esforços é a garantia do seu direito de aprender. E para que a aprendizagem aconteça, técnicos da secretaria municipal de educação fazem acompanhamento sistemático da rotina das salas de aula.

A secretaria municipal vê a escola como um dos espaços de aprendizado, não o único. Parcerias com outras secretarias e com empresas são comuns no município. Os estudantes com baixo rendimento, por exemplo, têm prioridade nas atividades do contraturno. O projeto Arte Modificando a Vida recebe esses alunos para aulas de dança, música, poesia e de trabalhos manuais, atividades que estimulam o desenvolvimento, a integração e o gosto de aprender. “A aprendizagem dos alunos é o resultado buscado por todos. Trata-se, na verdade, do fundamento básico dessa construção”, diz a pesquisa.

Outra iniciativa de promoção do aprendizado em Altamira é o calendário escolar. Como o município tem população urbana, rural e indígena, criou três calendários respeitando as especificidades dos estudantes. A rede indígena, além do calendário escolar, tem uma coordenação pedagógica específica.

O município tem 84.398 habitantes, 21.527 alunos matriculados na educação básica e 112 escolas. O Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental é 3,3 e nos anos finais, 3,6.

No Pará, a pesquisa Redes de Aprendizagem também destacou a educação do município de Santarém, que tem Ideb 3,5 nos anos iniciais do ensino fundamental e 3,6 nos anos finais. Para promover a participação dos alunos no cotidiano das escolas, Santarém criou o projeto Guardiões do Bem-Servir e Ser Servido. Os guardiões são alunos eleitos anualmente pelos colegas como líderes das salas. Eles exercem funções como organizar as filas para a merenda e o recreio, participam da organização de eventos festivos e recepções na escola e opinam sobre temas que a escola debate e toma decisões.

Santarém tem uma população de 274.012 habitantes, 55.274 alunos matriculados na educação básica em 455 escolas.

Redes de sucesso — A publicação Redes de Aprendizagem — boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender apresenta os resultados de um estudo realizado em 37 redes municipais de ensino de 15 estados, nas cinco regiões do país, selecionadas a partir do Ideb e do contexto socioeconômico dos alunos e de suas famílias. O estudo é um trabalho conjunto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), elaborado no período de outubro a novembro de 2007.

As redes foram escolhidas com base no cruzamento de informações socioeconômicas dos alunos, extraídas do questionário que faz parte da Prova Brasil, com informações dos municípios e com o Ideb. Depois de selecionadas, as redes foram visitadas por pesquisadores que entrevistaram todos os envolvidos no processo, do gestor ao aluno. Entre os objetivos principais do MEC e seus parceiros com a pesquisa, estão identificar boas práticas de redes municipais espalhadas pelo Brasil e oferecer os exemplos para as demais.

Ao analisar as razões apontadas pelos responsáveis pelo sucesso de cada uma das 37 redes, foram identificados dez pontos presentes na maioria delas. Trata-se de um conjunto de ações e práticas articuladas que estão em sintonia com o PDE, lançado pelo MEC em abril de 2007: foco na aprendizagem, consciência e práticas de rede, planejamento, avaliação, perfil do professor, formação do corpo docente, valorização da leitura, atenção individual ao aluno, atividades complementares e parcerias.

Os pesquisadores perguntaram: o que essa rede faz para garantir o direito de aprender? E as respostas foram dadas por gestores, diretores, professores, funcionários, alunos e pais.

Participaram da pesquisa redes de municípios com populações que variam de 6.379 a 788.773 habitantes, representativas da diversidade e dos desafios encontrados nos 5.564 municípios brasileiros.

Assessoria de Comunicação Social
 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página