Educação infantil
Favorecer e incentivar a leitura de diferentes formas é preocupação constante da professora Ana Graziela Cabral. Formada em letras, com habilitação em português e inglês, ela atua há quatro anos no magistério e sempre cria diferentes estratégias para estimular o gosto pela leitura entre os estudantes.
“Procuro sempre trabalhar diferentes gêneros e tipos textuais, partindo do texto, do livro, mostrando-o como suporte para a criação de realidades, novos mundos”, explica Ana Graziela, que dá aulas de português a turmas do quarto ano do ensino fundamental do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. “A percepção de que em tempos atuais a prática da leitura tem sido preterida em relação a outras, especialmente as ligadas à tecnologia, mostrou-nos a necessidade de promover uma reaproximação entre livro e alunos.”
Segundo ela, o projeto com melhores resultados foi O Livro que Marcou a Minha Vida, desenvolvido em 2009 com a professora Cristiane Neri Horta, também do Centro Pedagógico da UFMG, em duas turmas do terceiro ano. Em dez aulas, o projeto tem como ponto de partida a participação e o exemplo familiar. Os alunos conversam com os pais ou outros parentes mais velhos para saber quais livros leram e gostaram quando estudavam. Em aula posterior, escrevem carta a colegas de outra turma da escola sobre o livro que leram por indicação dos familiares. Na mesma carta, convidam os colegas para participar de uma exposição de livros, na qual conhecerão O Livro que Marcou a Minha Vida. Nesse dia, cada aluno apresenta o livro ao colega convidado e a todos que se interessarem. Os familiares que fizeram a indicação também são chamados a participar e falar sobre a importância da obra em suas vidas.
De acordo com Ana Graziela, os resultados obtidos são positivos. Os alunos demonstram interesse tanto no desenvolvimento do projeto quanto durante a conclusão, na atividade de exposição. Na opinião da professora, os alunos, hoje, estão abertos a práticas relacionadas à leitura, numa demonstração de que o projeto gera frutos que ultrapassam o momento da aplicação.
Outro projeto criado por Ana Graziela para estimular a leitura, Noite dos Talentos: Valorizando a Produção em Sala de Aula, é uma proposta de trabalho para desenvolvimento em um semestre ou em um ano letivo. Outros projetos da professora são encontrados no Portal do Professor.
Fátima Schenini
Saiba mais no Jornal do Professor
Projetos de professora mineira atraem alunos para a leitura

“Procuro sempre trabalhar diferentes gêneros e tipos textuais, partindo do texto, do livro, mostrando-o como suporte para a criação de realidades, novos mundos”, explica Ana Graziela, que dá aulas de português a turmas do quarto ano do ensino fundamental do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. “A percepção de que em tempos atuais a prática da leitura tem sido preterida em relação a outras, especialmente as ligadas à tecnologia, mostrou-nos a necessidade de promover uma reaproximação entre livro e alunos.”
Segundo ela, o projeto com melhores resultados foi O Livro que Marcou a Minha Vida, desenvolvido em 2009 com a professora Cristiane Neri Horta, também do Centro Pedagógico da UFMG, em duas turmas do terceiro ano. Em dez aulas, o projeto tem como ponto de partida a participação e o exemplo familiar. Os alunos conversam com os pais ou outros parentes mais velhos para saber quais livros leram e gostaram quando estudavam. Em aula posterior, escrevem carta a colegas de outra turma da escola sobre o livro que leram por indicação dos familiares. Na mesma carta, convidam os colegas para participar de uma exposição de livros, na qual conhecerão O Livro que Marcou a Minha Vida. Nesse dia, cada aluno apresenta o livro ao colega convidado e a todos que se interessarem. Os familiares que fizeram a indicação também são chamados a participar e falar sobre a importância da obra em suas vidas.
De acordo com Ana Graziela, os resultados obtidos são positivos. Os alunos demonstram interesse tanto no desenvolvimento do projeto quanto durante a conclusão, na atividade de exposição. Na opinião da professora, os alunos, hoje, estão abertos a práticas relacionadas à leitura, numa demonstração de que o projeto gera frutos que ultrapassam o momento da aplicação.
Outro projeto criado por Ana Graziela para estimular a leitura, Noite dos Talentos: Valorizando a Produção em Sala de Aula, é uma proposta de trabalho para desenvolvimento em um semestre ou em um ano letivo. Outros projetos da professora são encontrados no Portal do Professor.
Fátima Schenini
Saiba mais no Jornal do Professor