Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Governo federal lança carteira estudantil digital e gratuita
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Conaes e Inep concluem instrumentos de avaliação das instituições de ensino superior

  • Segunda-feira, 08 de maio de 2006, 13h48

Ao aprovar a criação e constituição do banco nacional de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Hélgio Trindade, informa que a comissão e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) encerram o ciclo de elaboração de diretrizes e instrumentos de avaliação externos e internos e de cursos. “Estes passos tornam viável a implementação plena do Sinaes”, disse.

Segundo Trindade, o primeiro ciclo avaliativo do Sinaes, que pela lei tem duração de três anos, deve encerrar-se até julho de 2007. Para que isso ocorra, ainda no primeiro semestre de 2006, o Inep deve iniciar a avaliação externa das instituições de ensino superior, públicas e privadas.

Hoje, mais de 500 instituições de ensino superior concluíram o processo de auto-avaliação. Com a realização em dezembro do terceiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), os alunos de todos os cursos de graduação terão feito o exame. “A aprovação das diretrizes do banco de avaliadores assegura um alto nível de qualificação dos profissionais que participarão dos processos de avaliação externa”, diz Trindade.

Ufal – A convite da reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Anne Dayse Dória, o presidente da Conaes participou na semana passada, em Maceió, das discussões do processo de auto-avaliação. A reunião de trabalho contou com a participação dos pró-reitores e de integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

A reitora Anne Dória disse que embora o processo de auto-avaliação da Ufal tenha atrasado em função da greve, o relatório de auto-avaliação será concluído adequadamente dentro do novo prazo concedido pela Conaes, que é 31 de agosto deste ano.

Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página