Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inep assina contrato com a gráfica que vai imprimir provas do Enem; cronograma está garantido
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Possibilidade de entrar na universidade atrai estudantes ao Enem

  • Segunda-feira, 28 de maio de 2007, 15h17

Em duas semanas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já recebeu 333.678 inscrições. Estima-se que até o fim do prazo, 15 de junho, quatro milhões de estudantes inscrevam-se no exame. A possibilidade de entrar em uma universidade ou conseguir pontos para o vestibular são as motivações de 75,2% dos inscritos.

  Confira o áudio da notícia

Os dados são da enquete realizada na página eletrônica do Enem, que também mostram que testar os conhecimentos e a capacidade de raciocínio são objetivos de 15,8% dos estudantes. Outros 7,6% foram atraídos pela chance de conseguir um bom emprego ou saber se estão preparados para o futuro profissional. Participaram da enquete 22.473 estudantes.

Os resultados estão bem próximos dos obtidos pelo questionário socioeconômico aplicado em 2006. São 223 questões respondidas pelos estudantes após a inscrição e entregues no dia da prova. As respostas mostraram que 71,37% deles buscavam no Enem um caminho mais curto para entrar no ensino superior. A nota do exame pode ajudar os alunos a ingressar em mais de 600 instituições de ensino superior que utilizam o Enem como parte de seu processo seletivo.

O Exame Nacional do Ensino Médio também é o primeiro passo para quem quer concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). No primeiro semestre de 2007, 97.072, dos 2.783.001 participantes do Enem 2006 foram contemplados. Para o segundo semestre, serão oferecidas mais de 50 mil bolsas, totalizando 160 mil apenas este ano.

Cíntia Caldas

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página