Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Comissão da Câmara aprova transformação do Cefet-PR em universidade

  • Quinta-feira, 10 de março de 2005, 09h14

O Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) está próximo de se tornar a primeira universidade tecnológica do Brasil. Na quarta-feira, dia 9, a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o projeto de credenciamento da instituição.

O projeto entrou na pauta da comissão em regime prioritário, a pedido do relator, Alex Canziani (PTB-PR). O relatório do deputado foi aprovado sem restrições pelos integrantes da comissão. "Demos um passo importante para a transformação do Cefet-PR em universidade tecnológica federal", comemorou Canziani.

A diretoria do Cefet estava confiante na aprovação. "O projeto de transformação deixou de ser apenas meta da instituição e tornou-se compromisso do governo", disse o diretor-geral do centro, Eden Januário Netto. Entre as vantagens da transformação, ele cita a autonomia institucional e o acesso a órgãos de desenvolvimento de pesquisa.

O projeto segue, agora, para a Comissão de Constituição e Justiça. Depois, passará pelo Senado Federal. Se aprovado, chegará ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para ser sancionado, provavelmente em agosto.

Perfil - Para obter o credenciamento, o Cefet-PR tem como um dos principais argumentos o perfil baseado no ensino, na pesquisa e na extensão, áreas típicas de uma universidade. Com a promoção, devem ser alterados apenas alguns aspectos, como as designações de diretores e o estatuto. O conselho diretor já está adequado ao modelo de conselho universitário.

A instituição foi criada em 1909, com a denominação de Escola de Aprendizes Artífices. Em 1978, passou de Escola Técnica Federal do Paraná a Cefet-PR. Atualmente, conta com cerca de 12,5 mil alunos regulares, 1,3 mil professores e 560 técnicos administrativos.

O Cefet-PR oferece cursos de ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação - especialização, mestrado e doutorado - em Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão, Medianeira, Pato Branco, Dois Vizinhos e Cornélio Procópio. (Assessoria de Imprensa do Cefet-PR)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página