Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação a distância

e-ProInfo consolida sua utilização em diversos níveis educacionais

  • Quarta-feira, 16 de novembro de 2005, 16h44

O ambiente educacional colaborativo e-ProInfo bate recordes de acessos há três meses consecutivos e consolida-se como alternativa econômica e eficiente para educação a distância em diversas etapas da vida das pessoas, desde o ensino médio até a formação continuada. De sua utilização como ambiente colaborativo de aprendizagem em 2001, já são mais de 120 instituições públicas cadastradas que ressaltam a gratuidade da ferramenta e o conjunto de recursos disponíveis para apoio às atividades dos participantes.

Os números comprovam o sucesso da plataforma. Em outubro, o e-ProInfo teve 95.728 acessos, um acréscimo de 247% com relação ao mesmo mês do ano passado e de 23% com relação a setembro de 2005. De acordo com o integrante da equipe de capacitação e suporte do programa, Alexandre Mathias, o fato de o e-ProInfo ser uma plataforma gratuita e do Ministério da Educação disponibilizar os computadores servidores para armazenar os conteúdos dos cursos, estimula a procura pelo ambiente de aprendizagem. “Nossa credibilidade está baseada na confiança dos clientes e na possibilidade da ferramenta se adaptar às necessidades das diversas entidades”, ressalta Mathias, lembrando ainda que, caso alguma instituição tenha uma demanda de aperfeiçoamento do programa, ela pode ser incorporada à plataforma, se for interessante para os demais clientes.

Outra razão para o sucesso da plataforma, apontado por Mathias, refere-se ao e-ProInfo ampliar as possibilidades pedagógicas e estimular a interação dos alunos, por meio de ferramentas como tira-dúvidas, fórum, bate-papo, correio eletrônico, notícias, agenda, diário e biblioteca, além do constante acompanhamento de estatísticas de rendimento das turmas e dos alunos. A soma de tais atributos já cativou 120 entidades públicas.

Prática: Na Universidade Federal de Santa Maria (RS) o e-ProInfo vem sendo utilizado, desde agosto, na graduação em educação especial. São 120 alunos utilizando a ferramenta paralelamente ao material impresso, que eles recebem pelos Correios. “Os estudantes aproveitam a interação nos fóruns e chats, usam o diário de bordo e a biblioteca que disponibiliza material complementar ao curso. Percebemos que a utilização tem sido bem tranqüila”, explica a assessora em educação a distância da universidade, Ana Cláudia Siluk.

A Secretaria de Educação do Distrito Federal também usa a fermenta em 11 turmas (com 40 alunos cada), formadas na primeira etapa do seu programa de alfabetização de jovens e adultos. A coordenadora-geral do projeto de educação a distância da Secretaria de Educação, Carla Madeira, ressalta que “o e-ProInfo facilita o sistema de educação a distância, colocando na rede o material didático necessário para formação dos alunos, promovendo, assim, inclusão social e digital”. A perspectiva do DF é de que até o fim deste ano sejam formadas 33 turmas, atendendo cerca de 1.400 alunos.

O e-ProInfo também se destaca na capacitação profissional. A partir de um acordo de cooperação técnica estabelecido com o MEC, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) iniciou, no final de agosto, sete cursos, gerenciados pela plataforma, com abertura de 300 vagas. Os temas abordados são estratégicos para a empresa, tais como: habilidades gerenciais, gestão por competências, negociação, estímulo ao autodesenvolvimento, gestão de pessoas, dentre outros.

Segundo a responsável pelo processo de educação a distância na Embrapa, Daniela Morandini, os resultados da avaliação do uso da ferramenta ainda não estão consolidados, mas a recepção do e-ProInfo foi positiva. “Fizemos um módulo inicial para que os alunos se familiarizassem com a plataforma, e eles não tiveram problemas em utilizar as funcionalidades”, destaca.

A Embrapa já tinha experiência com uma plataforma proprietária, mas, há dois anos, a equipe de educação a distância avaliava a troca por outro programa. “O que mais nos chamou atenção no programa foi a disponibilidade da equipe de suporte em nos auxiliar na implantação dos cursos. Até nos fins de semana eles estiveram disponíveis, sempre acompanhando nosso trabalho”, comenta Morandini.

Ambiente interno – Criada pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/Mec), a plataforma e-ProInfo também é utilizada internamente, para tornar públicas as realizações e agendas de diferentes departamentos e coordenadorias. “O objetivo é facilitar o fluxo de informações dentro da secretaria, criando um espaço comum que evita perda de tempo com ligações e troca de e-mails. Dessa forma, fica fácil manter-se atualizado com tudo que está acontecendo”, explica Alexandre Mathias, responsável pela equipe de capacitação e suporte do programa.

No início de outubro, os coordenadores e diretores receberam um curso para aprender a inserir conteúdo e-ProInfo e foram instruídos a repassar esse conhecimento aos seus subordinados. Para possibilitar esse “espaço comum” foi criado um curso dentro da plataforma, chamado Espaço de Gestão Seed/MEC. “Cada coordenador indica as pessoas que serão cadastradas no curso e poderão colocar materiais, após serem cadastrados como colaboradores”, explica Mathias.

Para saber como acessar as informações sobre a Seed e fazer seu cadastro, entre em contato pelos fones (61) 2104-9009 ou 2104-8148. (Assessoria de Imprensa da SEED)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página