Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Rede virtual de educação tem novos conteúdos pedagógicos

  • Segunda-feira, 05 de fevereiro de 2007, 14h42

O programa Rede Interativa Virtual de Educação (Rived), que disponibiliza gratuitamente conteúdos pedagógicos digitais em forma de objetos de aprendizagem, iniciou o ano com a publicação de 44 novos objetos na página eletrônica. Com isso, chega agora a 148 objetos. Os novos conteúdos são vencedores do Concurso Rived de Produção de Objetos de Aprendizagem, lançado no ano de 2005, e correspondem às áreas de geografia, química, física, biologia, história, matemática, português e artes.

Criado em 1999, em decorrência do acordo Brasil-Estados Unidos sobre o desenvolvimento da tecnologia para o uso pedagógico, o Rived é responsabilidade da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC). Atualmente, a produção dos objetos é realizada por 27 instituições de ensino superior e mais três centros federais de educação tecnológica (Cefets).

A rede interativa tem como público-alvo alunos e professores do ensino básico e profissionalizante. Atualmente, equipes da  Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) trabalham com objetos para pessoas com necessidades especiais.

Segundo a coordenadora do Rived no Ministério da Educação, Carmem Prata, o programa pode enriquecer a prática do professor em sala de aula e facilitar a compreensão dos alunos. “Os objetos podem enriquecer o currículo escolar com recursos tecnológicos e promover a motivação do aluno em sala de aula.”

Conteúdos ― Para gerar produção de conteúdos digitais, o MEC pesquisa as áreas de maior deficiência de alunos por meio de avaliações nacionais, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para conhecer mais sobre os objetos de aprendizagem acesse a página eletrônica do Rived. (Assessoria de Imprensa da Seed)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página