Educação e Comunicações querem ampliar inclusão digital nas escolas
Ampliar o processo de inclusão digital nas escolas públicas de todo o país é a meta dos ministérios da Educação e das Comunicações. Com este propósito, o titular da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), Ronaldo Mota, reuniu-se, no dia 13 passado, com o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Mauro Oliveira, a fim de estabelecer um grupo de trabalho destinado a facilitar o acesso à tecnologia da informação e à comunicação.
No encontro, que contou com a participação dos coordenadores Jean Marc e José Eduardo Bueno, do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), Antônio Albuquerque, do Governo Eletrônico de Serviços e Atendimento em Comunicações (Gesac), e de assessores dos dois ministérios, ficou estabelecido que o grupo trabalhará em sintonia para que as comunidades brasileiras tenham acesso ao computador e à internet.
O ProInfo, que visa promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio, e o Gesac, que tem como objetivo levar a internet às diversas comunidades, estão de acordo com a proposta do governo federal de incluir os cidadãos brasileiros no processo digital, como forma de diminuir as diferenças sociais. O uso de software livre, que garante liberdade aos usuários de executar, copiar, estudar, modificar e aperfeiçoar o programa, é estimulado. O ambiente dispõe de aplicativos de escritório, navegador para internet, correio eletrônico, entre outros.
Atualmente, 2.361 escolas públicas possuem acesso à internet proporcionado pelo projeto Gesac. O objetivo do governo federal para 2005 é obter, pelo menos, uma escola com laboratório de informática conectado à internet por município brasileiro.
Esta nova etapa dos projetos será apoiada pelo Fórum das Estatais, ministérios e outras organizações do governo federal, estados e municípios. (Assessoria de Imprensa da Seed)