Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Crianças aprendem a língua de sinais para conviver com colega
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Rio sedia evento internacional de educação a distância

  • Quinta-feira, 08 de dezembro de 2005, 13h16
  • Última atualização em Quarta-feira, 16 de maio de 2007, 11h17

O Conselho Internacional de Educação Aberta e a Distância (ICDE) e a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) realizarão no Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 6 de setembro de 2006, a 22ª Conferência Mundial do ICDE. A proposta do encontro é aliar a visão de futuro de renomados conferencistas a apresentações sobre os aspectos mais relevantes da educação a distância.

As conferências têm caráter bienal e reúnem especialistas, reitores, autoridades e representantes das principais universidades e instituições dos diferentes níveis da comunidade educativa mundial. Com a expectativa de atrair mil participantes, o encontro permitirá o estabelecimento de relações institucionais, a descoberta de alternativas de trabalho cooperativo e a troca de conhecimentos, experiências e opiniões com diferentes especialistas em educação.

Com o tema Promovendo Qualidade em Educação a Distância, as discussões terão quatro eixos. O primeiro vai detalhar o tema principal em relação aos requisitos para o desenvolvimento nacional, para a educação continuada e para a colaboração internacional. O segundo será a promoção da qualidade na educação. Os alvos são os professores (recrutamento, treinamento e avaliação), a pedagogia (papel de estudantes e professores), a avaliação dos resultados da aprendizagem, a tecnologia e a diversidade cultural e lingüística.

No terceiro eixo encontram-se questões de qualidade institucional referentes ao desenvolvimento de padrões e métodos para a promoção da qualidade (avaliação, envolvimento do usuário), ao credenciamento, regulamentação, custos e o desafio da falta de qualidade (universidades-fantasma, títulos on line falsos). Por fim, serão abordados a pesquisa e os caminhos relativos a métodos de avaliação e qualidade assegurada, pedagogia, tecnologia, comunicação e serviços.

Os interessados em participar com apresentações técnicas devem enviar as propostas, que serão avaliadas por um comitê especial, nomeado pelo ICDE. Mais informações na página eletrônica da ICDE. (Assessoria de Imprensa da Seed)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página