Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Governo federal lança carteira estudantil digital e gratuita
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Tecnologias na educação debatidas em Londres

  • Segunda-feira, 12 de março de 2007, 09h25

Especialistas do mundo todo estão reunidos em Londres, com o objetivo de estabelecer referenciais associados à prática de uso de tecnologias de informação nos processos de aprendizagem, educação e capacitação. O evento  teve início no domingo, 11, e se estende até o dia 18.

Entre outros aspectos, estão sendo abordadas questões de segurança e de governança da internet. Um dos principais temas tem sido a definição de recomendações para atingir um nível apropriado de interoperabilidade dos objetos de aprendizagem. Ou seja, que todos os aplicativos educacionais em linguagem digital possam ser utilizados, independentemente de plataforma ou linguagem.

Segundo o secretário de Educação a Distância do MEC e representante do governo brasileiro no evento, Ronaldo Mota, o espírito geral do encontro envolve a preservação e a divulgação do multiculturalismo, ou seja, do respeito às diferenças entre as culturas, o incentivo à tolerância entre os povos, ao mesmo tempo que estimula a definição de padrões comuns e a facilitação dos diálogos e no aproveitamento mútuo de cada país nos cenários educacionais mais diversos.

Projeto UCA — Por solicitação dos demais participantes, nesta terça-feira, 13, Ronaldo Mota fará uma exposição sobre as iniciativas brasileiras no Projeto UCA ― Um Computador por Aluno, que tem despertado atenção de todos os países. “Considerando que o Brasil optou por, antes de aplicar o programa em grande escala, realizar um conjunto de pilotos, tal interesse indica que essa iniciativa estará sendo acompanhada com muita atenção pelos demais países”, explicou o secretário.

Além desse encontro, Mota representou o Brasil na embaixada brasileira em Londres, na última sexta-feira. Entre outros assuntos, foi tratado o próximo encontro, a ser realizado no Brasil, envolvendo Reino Unido, África do Sul e Índia. O tema central do evento a ocorrer em outubro deste ano, provavelmente em Campo Grande (MS), será o uso de tecnologias inovadoras educacionais em todos os níveis.

Na ocasião, o embaixador José Maurício Bustani lembrou a importância de incluir o tema geral de ciência e tecnologia (C&T) entre os assuntos a serem abordados, em função do enorme potencial que esses países têm de trocar experiências entre si, apoiando-se mutuamente.

Conforme Mota, as relações diplomáticas, em especial entre Reino Unido e Brasil, são excelentes, propiciando que se explore muito mais as trocas nos campos educacionais e de C&T. Para o secretário, o evento no Brasil deverá se constituir em um encontro muito especial, tendo dois momentos consecutivos. “Em um primeiro, a escolha por Campo Grande deve promover um olhar internacional colaborativo sobre as questões educacionais e de C&T. Em um segundo momento, uma abordagem internacional, a partir do Pantanal, permitindo debater os grandes temas da atualidade mundial sobre aplicações de inovações tecnológicas no campo educacional”, concluiu. (Assessoria de Imprensa da Seed)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página