SEB participa das programações sênior e jovem da SBPC
Secretaria de Educação Básica (SEB) contará com representantes nas duas programações da 57ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Na programação sênior, está marcado um simpósio com Lucia Helena Lodi, diretora do Departamento de Políticas Educacionais do ensino médio da SEB. Na SBPC jovem, um simpósio com a professora Jeanete Beauchamp, diretora de políticas do ensino fundamental e educação infantil, e um minicurso sobre o uso do sensoriamento remoto no ensino médio.
“É uma rica oportunidade para apresentar e debater as nossas ações e políticas da educação básica. É o evento de maior abrangência para pesquisadores e professores de todo o país porque podem ser discutidas questões diversas como o protagonismo juvenil, a inclusão social, o meio ambiente e a ciência de ponta”, afirma Lucia Helena Lodi, que apresentará o simpósio Formação de Professores de Ciências e Ensino Médio nesta segunda-feira, 18, das 14h às 16h.
O simpósio de Jeanete Beauchamp, O Livro Didático como Instrumento para a Construção da Cidadania, será no dia 19, terça-feira, às 16h. O minicurso O Sensoriamento Remoto como Recurso Didático no Ensino Médio ocorre nos dias 21 e 22 de julho, no período da tarde. Será ministrado pelos professores Norma Teresinha Oliveira Reis e José Leonardo Ferreira.
O Ministério da Educação também programou uma série de atividades para o seu estande. Entre elas, destacam-se a apresentação de software do programa TEC NEP, que atende a alunos com necessidades especiais, e os projetos desenvolvidos pelos alunos dos centros federais de educação tecnológica (Cefets) do país, como o minirrobô criado pelos estudantes do Cefet do Rio Grande do Norte.
O encontro deste ano ocorre na Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza, entre os dias 17 e 22 de julho. A programação completa do evento pode ser encontrada na página eletrônica da SBPC.
Repórter: Raquel Sá