Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Conferência sobre educação para jovens e adultos começa na próxima segunda-feira, 25
Início do conteúdo da página
Educação básica

Ação conjunta incentiva prática de esporte na escola

  • Terça-feira, 27 de setembro de 2005, 17h05

Os ministros da Educação, Fernando Haddad, e do Esporte, Agnelo Queiroz, se reuniram nesta terça-feira, 27, para acertar detalhes do termo de cooperação técnica que irão assinar no início de outubro. O documento visa ao desenvolvimento da educação física e do esporte escolar nos âmbitos curricular e extracurricular da educação básica e superior. Prevê também a criação de um comitê de coordenação, que analisará os programas dos dois ministérios voltados para o tema.

Segundo Queiroz, o termo de cooperação significa uma ação conjunta entre os dois ministérios para universalizar a prática de esportes nas escolas do Brasil. “É uma política unitária, porém dirigida por dois ministérios para facilitar o acesso à atividade física para todas as crianças e para todos os adolescentes brasileiros”, explicou.

Para o ministro do Esporte, a ação é ousada e indispensável para a melhoria da educação no país. Segundo ele, estudos recentes da Organização das Nações Unidas (ONU) comprovaram que a criança que pratica esporte, uma hora por semana que seja, tem melhor desempenho nas matérias regulares do que as demais. “O esporte ajuda no desenvolvimento físico e intelectual”, afirmou.

Espaço comunitário – Para o Ministério da Educação, a escola deve ser um espaço acessível, plural e orientado para atender aos interesses da comunidade. A educação física é um componente curricular obrigatório, conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), inserida no Projeto Pedagógico da Escola.

Repórter: Cristiano Bastos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página