Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação superior

Conaes tem parceria com nove conselhos estaduais de educação

  • Sexta-feira, 16 de dezembro de 2005, 16h07

O Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes/MEC) formalizaram na quinta-feira, 15, no Rio de Janeiro, termo de cooperação que prevê a integração e colaboração entre os sistemas de avaliação do ensino superior do Estado com o Ministério da Educação.

Com esta adesão, já são nove os estados a adotar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído em abril de 2004, para a avaliação das suas redes de ensino. Os estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Maranhão já aderiram ao sistema. Para o presidente da Conaes, Hélgio Trindade, com a adesão dos conselhos, se consolida o regime de colaboração e o reconhecimento da abrangência e importância do Sinaes.

Oficinas – O Conaes encerrou, no Rio de Janeiro, a série de três oficinas regionais de apoio à auto-avaliação dirigidas às instituições de ensino superior (IES), na faixa de 500 a duas mil matrículas. O evento reuniu 300 das 324 instituições das regiões Sul e Sudeste, exceto São Paulo.

Um balanço feito por Hélgio Trindade mostra que as atividades de avaliação tiveram um grande avanço em 2005: realizou-se o segundo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), foram aprovados os instrumentos de avaliação externa das IES e a avaliação de cursos está em fase final e serão implementados no decorrer de 2006.

“A realização das oficinas regionais mostra a legitimidade da avaliação perante as IES públicas e privadas, processo que será concluído no prazo de três anos, produzindo, inclusive, efeitos regulatórios”, disse Trindade.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página