Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: Abertas inscrições ao Enade 2007

  • Quarta-feira, 01 de agosto de 2007, 06h50

Começam as inscrições para o Enade 2007

Começou ontem, 31, o prazo de inscrição para a edição de 2007 do Exame  Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As instituições de ensino superior terão até o dia 31 de agosto para inscrever todos os alunos ingressantes e concluintes das 16 áreas de conhecimento que serão avaliadas neste ano. Participarão do Enade 2007 cursos das áreas de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia de radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia. A lista dos alunos selecionados para fazer o Enade 2007 será divulgada no dia 25 de setembro. A prova será aplicada no dia 11 de novembro de 2007, com início às 13h (horário de Brasília). Mais informações na página eletrônica do Inep.

Conselhos municipais de educação receberão computadores

Os 1.830 conselhos municipais de educação cadastrados no Sistema de Informações dos Conselhos Municipais de Educação (Sicme) em 2006 podem assinar um acordo de cooperação com o Ministério da Educação para ganhar um computador e uma impressora a laser. O acordo de cooperação deve ser firmado pelo prefeito do município com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) até o dia 10 de agosto. O objetivo do ministério é informatizar as atividades dos conselhos, capacitar professores pelo ensino a distância e potencializar o cadastro disponível no Sicme. Depois de preencher os dados disponíveis na página eletrônica da SEB, o dirigente municipal deve encaminhar os documentos necessários para: Pró-Conselho — Ação Computadores, Esplanada dos Ministérios, bloco L, 5º andar, sala 514, CEP 70047-900 Brasília (DF).

Inscrições para proficiência em língua portuguesa para estrangeiros

As inscrições para as provas de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) estão abertas até o dia 15 de agosto. As provas serão aplicadas nos dias 17 e 18 de outubro, em instituições autorizadas no Brasil e em postos aplicadores em países que contam com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. O Celpe-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. Internacionalmente, é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido por universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. O edital do concurso está  na página eletrônica do Celpe-Bras.

Encontro Nacional sobre Hipertexto

Fortaleza
As universidades federais de Pernambuco e do Ceará, por intermédio dos núcleos de pesquisa Protexto/UFC e NEHTE/UFPE, promovem a 2ª edição do Encontro Nacional sobre Hipertexto (Hipertexto 2007), que ocorre no campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Até o dia 10 de agosto, estudantes e profissionais, pesquisadores em hipertexto, podem inscrever trabalhos para o evento. O objetivo é fundar uma sociedade científica de abrangência nacional, garantindo a manutenção da discussão sobre hipertexto. Serão abordados temas como a relação entre hipertexto e lingüística, hipertexto e literatura, hipertexto e educação, além de educação a distância na sociedade da informação. Inscrições podem ser feitas no sítio da UFPE. Para quem está em Fortaleza, as inscrições podem ser feitas no seguinte endereço: Avenida da Universidade, 2.683, Bloco 125, 1º andar, Benfica.

6º Congresso Internacional / 12º Seminário Nacional do Ines

Rio de Janeiro
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines/MEC) realiza, de 26 a 28 de setembro de 2007, o 6º Congresso Internacional / 12º Seminário Nacional do Ines. É um evento de caráter técnico-científico dirigido a pessoas surdas e ouvintes, e tem como público, principalmente, profissionais de nível superior ligados ao campo da educação de surdos, em trabalho de atendimento ou de pesquisa — pedagogos; professores; lingüistas; fonoaudiólogos; psicólogos e psicanalistas; assistentes sociais; sociólogos, entre outros. Também constituem público natural do evento os instrutores de Libras e intérpretes de sinais; os gestores e técnicos da esfera educacional nos diferentes níveis de governo; os representantes de entidades de surdos e de instituições especializadas, bem como os estudantes de graduação e pós-graduação. O evento ocorrerá no Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro. Mais informações na página eletrônica do Ines.

Capes abre inscrições para intercâmbio entre Brasil e França

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes/MEC) recebe inscrições, até 2 de outubro, para o Programa Capes-Brafitec. O programa é realizado com a Conferência dos Diretores de Escolas Francesas de Formação de Engenheiros, para apoiar parcerias entre instituições de ensino superior do Brasil e da França, na área das engenharias. Há financiamento para intercâmbio de estudantes de graduação e mobilidade de docentes. As atividades terão início em março de 2008. Cada parceria receberá até R$ 120 mil, por ano, para financiamento das passagens aéreas, diárias e bolsas de estudos. Além disso, as equipes brasileiras receberão recursos de custeio no total de R$ 10 mil. Mais informações no portal da Capes.

Inscrições abertas para intercâmbio entre Brasil e Países Baixos

O programa de intercâmbio científico entre Brasil e Países Baixos, com foco nas áreas de ciências agrícolas, botânica, zoologia, ciências de alimentos, ciências ambientais, biotecnologia, ciências econômicas e sociais, recebe inscrições até 1º de outubro. As instituições de ensino superior brasileiras interessadas em participar do Capes-Wageningen deverão apresentar propostas de projeto conjunto de pesquisa que promovam o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, docentes e pesquisadores, com ênfase na formação de recursos humanos. As propostas deverão estimular o intercâmbio de informação científica, a discussão, a troca de experiências, a integração do ensino pós-graduado e da pesquisa nos centros envolvidos. A duração máxima dos projetos será de quatro anos. Mais informações no portal da Capes.

CNE faz chamada pública

Os cursos de mestrado e doutorado que não conseguiram avaliação favorável da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e reconhecimento do Ministério da Educação, na vigência da Resolução CFE nº 5, de 1983, têm prazo até 31 de outubro para apresentar quatro tipos de informações ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Além de se identificar, universidades, faculdades, centros universitários, devem informar ao CNE uma série de dados, entre eles, o local e o período da oferta do curso, estrutura curricular e carga horária, titulação do corpo docente, conceitos obtidos pelos estudantes, títulos das dissertações defendidas, composição das bancas examinadoras. As respostas das instituições devem ser encaminhadas exclusivamente para o endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A íntegra da Chamada Pública nº 1/2007 está na página eletrônica do CNE.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página