Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Publicada portaria com indicados ao Conselho Nacional de Educação
Início do conteúdo da página
Enem

Quase metade dos participantes faz Enem pela primeira vez em 2019

  • Quinta-feira, 31 de outubro de 2019, 19h35

As provas serão realizadas nos próximos dois domingos, 3 e 10 de novembro

O frio na barriga de fazer algo pela primeira vez vai acontecer para 2,4 milhões de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, o que representa 47% dos quase 5,1 milhões de inscritos. Esse é número de participantes que vão realizar o primeiro Enem nos próximos dias 3 e 10 de novembro.

Para quem vai participar do maior exame de acesso ao ensino superior do país pela primeira vez ou já é veterano, o diretor de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Murillo Gameiro, orienta chegar no local de provas no dia do exame com antecedência. Os portões abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.

“Sugerimos que os participantes conheçam o trajeto da sua residência até o seu local de prova, vejam no edital o que é permitido em sala e levem apenas o necessário para que façam a prova com total tranquilidade, sem percalços”, ressaltou.

Para que não ocorram imprevistos, o Inep recomenda que os participantes levem o Cartão de Confirmação da Inscrição nos dois dias de aplicação do exame, mesmo que não seja obrigatório.

Caneta preta - A única caneta aceita para preencher o Cartão-Resposta é a de cor preta, fabricada com material transparente. Nenhum outro tipo será permitido. Se o participante levar alguma outra caneta, ou ainda lápis e lapiseira, deverá guardar dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador.

Leia mais sobre o Enem:

Cor de caneta, som de celular e mais: saiba o que elimina o candidato no Enem 2019

Participante deve emitir e levar a Declaração de Comparecimento nos dias de prova

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Assunto(s): MEC , Enem , Inep
X
Fim do conteúdo da página