Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Exame de revalidação de diplomas de medicina terá mais de uma edição por ano
Início do conteúdo da página
Matemática

Brasileiros ganham medalha de ouro em olimpíada no México

  • Quarta-feira, 30 de setembro de 2015, 19h17

Quatro estudantes brasileiros conquistaram o primeiro lugar geral por equipe, com três medalhas de ouro e uma de prata, na 7ª Competição Ibero-Americana Interuniversitária de Matemática (Ciim). A competição foi encerrada na segunda-feira, 28, na cidade do México.

Os brasileiros foram ao México ao ser selecionados pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Tadeu Pires de Matos Belfort Neto, de São José dos Campos (SP), terminou a competição com a primeira colocação na classificação individual. Ele ganhou a medalha de ouro ao fazer 47 pontos de 60 possíveis. Cássio Henrique Vieira Morais, de Belo Horizonte, e Gláuber de Lima Guarinello, de São Paulo, também conquistaram ouro, com 37 e 36 pontos respectivamente.

A medalha de prata foi conquistada por Igor Albuquerque Araújo, do Rio de Janeiro. Ele obteve 33 pontos. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Militar de Engenharia (IME) também participaram da Ciim. Seus representantes conseguiram quatro medalhas de bronze e uma de prata.

A competição, criada em 2009, é realizada anualmente para incentivar os estudos da matemática na comunidade universitária ibero-americana. A realização da olimpíada tem o apoio de instituições internacionais, como sociedades de matemática, universidades e centros de pesquisa, além de professores e estudantes.

Mais informações na página da OBM na internet.  

Assessoria de Comunicação Social

 

X
Fim do conteúdo da página