Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Escolas podem se cadastrar para consulta aos resultados preliminares do Saeb 2019
Início do conteúdo da página
Na Rede Federal

MEC incentiva criação de mais de 100 laboratórios de prototipagem para educação profissional

  • Sexta-feira, 22 de maio de 2020, 10h02

Novos espaços vão permitir aprendizagem de forma mais prática e ativa ao integrar as novas tecnologias e a sala de aula

 
Contar com ferramentas adequadas para transformar o aprendizado teórico em um produto ou objeto. É com esse objetivo que o Ministério da Educação (MEC) lançou um edital que vai possibilitar a criação de mais de 100 laboratórios de prototipagem para estudantes da educação profissional em todo o país. Com isso, os alunos contarão com equipamentos como impressoras 3D e kits de robótica, por exemplo.

O investimento nos laboratórios, denominados “Lab IF Maker”, é de R$ 25 milhões nos próximos dois anos será realizado por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. O extrato do edital foi publicado na edição desta quinta-feira, 21 de maio, do Diário Oficial da União (DOU).

“Ao investir na implementação dessas novas estruturas, o MEC quer incentivar as instituições a adotarem metodologias mais ativas, em que o estudante assume o protagonismo do processo de ensino e aprendizagem, isto é, ele aprende fazendo”, afirma o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Culau.

O edital vai atender 41 instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Serão beneficiados 38 institutos federais, os centros federais de educação tecnológica do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e o colégio Pedro II.

Seleção – O processo de seleção para que as instituições apresentem suas propostas ocorrerá em duas fases. Na primeira fase, as instituições interessadas devem a apresentar as propostas para implementação dos laboratórios. As inscrições já estão abertas e vão até 30 de junho.

Para submeter as propostas, as instituições devem enviar um ofício do dirigente máximo do órgão à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC. O documento deve conter todas as informações solicitadas na presente Chamada Pública. A Secretaria vai incluir a documentação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI/MEC).

Nesta fase, cada instituição pode apresentar até três projetos de implementação de Lab iF Maker, em diferentes unidades. Cada um deles deve comprovar seu caráter multidisciplinar, sua capacidade de interagir com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral.

O projeto também deve apresentar como vai contribuir no fortalecimento da cultura do aprender fazendo, aplicado às diversas áreas do conhecimento dentro da unidade em que será instalado.

A segunda etapa, que ocorrerá em 2021, vai ter foco na ampliação das estruturas já existentes.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Setec

X
Fim do conteúdo da página