Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Educação profissional

O mais novo instituto federal tem seu primeiro reitor eleito

  • Terça-feira, 01 de dezembro de 2015, 18h01

Luiz Simão Staszczak foi empossado pelo ministro Aloizio Mercadante em cerimônia realizada no MEC (Foto: Isabelle Araújo/MEC) Promover o ensino profissional e tecnológico voltado para as necessidades da sociedade será o lema da gestão do novo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Luiz Simão Staszczak. Primeiro reitor eleito do instituto, Luiz Simão foi empossado nesta terça-feira, 1º de dezembro, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para um mandato de quatro anos.

Para Mercadante, a educação profissional e tecnológica deve focar na inovação e na articulação com o setor produtivo, voltando os olhos para as necessidades regionais e os arranjos produtivos locais. “O Brasil precisa se tornar uma economia do conhecimento para se tornar competitivo internacionalmente e o ensino profissional e tecnológico é um dos caminhos para a inovação”, disse.

O novo reitor destacou que o IFMS está em atividade desde 2011, sendo o mais recente da Rede Federal, mas que já vem conquistando resultados na área de inovação. “A pesquisa e a inovação de nível médio desenvolvidas no IFMS vem conquistando resultados expressivos fora do Brasil, com trabalhos recebendo terceiros e quartos lugares em eventos internacionais. Para chegarmos ao primeiro lugar queremos levar a iniciação científica que já temos no nível médio para a educação básica, a partir do sexto ano, por meio de parcerias”, explicou.

Criado em 2008, o IFMS atua em 10 campi por todo o estado e recebeu, em 2015, mais de 20 mil matrículas em cursos de formação inicial e continuada, técnicos, superiores e pós-graduação. Entre 2013 e 2015, o instituto ampliou de 300 para 600 servidores, entre eles 50 professores doutores.

Currículo – O professor Luiz Simão Staszczak é doutor em engenharia de produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); mestre em tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e é licenciado em matemática e física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, no estado do Paraná. Foi professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando nas áreas de física e gestão da qualidade, além de atuar como chefe da divisão e do Departamento de Ensino; gerente de ensino, pesquisa e extensão e diretor-geral do campus Ponta Grossa da UTFPR. No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Luiz Simão ocupou os cargos de diretor-geral dos campi de Três Lagoas e Corumbá e pró-reitor de pesquisa e inovação.

Assessoria de Comunicação Social

Ministro empossa reitor do Instituto Federal do MS

X
Fim do conteúdo da página