Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Parlamento Juvenil do Mercosul
Início do conteúdo da página

Parlamento Juvenil do Mercosul

Neste ano de 2014 o Brasil irá realizar a 3ª Seleção de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de todo país para serem representantes nacionais no Parlamento Juvenil do Mercosul.

A etapa de seleção das secretarias deve ser organizada em encontros de quatro horas de duração. Para a garantia da diversidade e da igualdade, deve ser indicado um representante do sexo masculino, uma do feminino e um de estudantes negros, indígenas, moradores de comunidades populares, das áreas rurais ou com deficiência.

Durante a etapa nacional serão selecionados os 27 (vinte e sete) jovens, 1 (um) estudante por unidade federativa, que representarão o Brasil em encontros nacionais e internacionais promovendo o protagonismo juvenil, a integração no Mercosul, abrindo espaços para a discussão de temas de interesse comuns aos jovens dos diversos países.

O Ministério da Educação é responsável pela seleção nacional dos estudantes que irão representar o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul, para tanto conta com a colaboração das Secretarias de Educação Estaduais e do Distrito Federal para a realização desta seleção em âmbito estadual.

Esta é a terceira seleção para o Parlamento Juvenil do Mercosul, formado por estudantes dos países que integram o bloco — Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Os representantes vão discutir a formação política e cidadã da juventude a partir do questionamento O Ensino Médio que Queremos, com reflexão e discussão sobre inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos.

X
Fim do conteúdo da página