Publicações Seb - Pró-Conselho
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação
Publicações do Pró-Conselho
- Caderno de Oficinas
- Guia de Diretrizes
- Guia do Professor Tutor
- Módulo 1 – Educação e tecnologia
- Módulo 2 Caderno 1 – Concepção, Estrutura e Funcionamento
- Módulo 2 Caderno 2 – Concepção, Estrutura e Funcionamento
- Módulo 3 – Conselho Municipal e as Políticas Públicas
- Módulo 5 – Projeto Integrador
- Caderno de Oficinas 3 - 2007
- Caderno de Referência 3 - 2007
- Guia de Consulta 2007
Perfil dos Conselhos Municipais de Educação
- Perfil dos Conselhos Municipais de Educação - 2007
- Perfil dos Conselhos Municipais de Educação - 2006
- Perfil dos Conselhos Municipais de Educação - 2005
- Relatório Pró-Conselho 2003/2004
- Conselhos de Educação e Direitos Humanos: Diálogos da Contemporaneidade - Este texto tem como finalidade discutir e sugerir reflexões/ações sobre as possibilidades de os conselhos de educação contribuírem para o alargamento de uma cultura em direitos humanos, indo além de uma democracia restrita às formalidades do discurso.
Seminário Internacional Gestão Democrática da Educação e Pedagogias Participativas
Documentos de Referência
- Documento Norteador para Elaboração de Plano Municipal de Educação
- Subsídios para o Planejamento da Rede Escolar com Base na Experiência em Minicenso Educacional
- Subsídios para o Planejamento de Conferência Municipal de Educação
Indicadores de Qualidade na Educação. Os Indicadores de Qualidade foram criados para ajudar a comunidade escolar na avaliação e na melhoria da qualidade da escola. Este é seu objetivo principal. Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade de acordo com seus próprios critérios e prioridades. Nesta publicação foram identificados sete elementos fundamentais - chamados de dimensões - que devem ser considerados pela escola na reflexão sobre sua qualidade. Para avaliar essas dimensões, foram criados alguns sinalizadores de qualidade de importantes aspectos da realidade escolar: os indicadores.
Indicadores de Qualidade: ensino e aprendizagem da leitura e da escrita - Ensino Fundamental: Esta publicação é parte dos Indicadores da Qualidade na Educação, sistema que vem sendo desenvolvido desde 2003 com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar na avaliação e na mobilização pela melhoria da qualidade na educação. Ela contém os indicadores de qualidade relativos ao ensino e à aprendizagem da leitura e escrita no ensino fundamental.
Aprova Brasil, o direito de aprender procurou identificar em 33 escolas do país as boas práticas que ajudam as crianças a realizar esse sonho. O estudo foi desenvolvido a partir dos resultados da Prova Brasil, um gigantesco esforço de avaliação conduzido pelo Inep, que avaliou a aprendizagem das crianças da 4ª série e dos adolescentes da 8ª série em mais de 40 mil escolas públicas do Brasil. Veja o vídeo.