Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto Piloto – Programa Mulheres Mil

 Saiba como foi implementada a fase piloto do Programa Nacional Mulheres Mil em 12 estados brasileiros

Em 2007, o programa Mulheres Mil foi implementado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) em parceria com a Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica (Redenet), a Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro, o Conselho Nacional de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Concefet) e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Sua execução ocorreu em sistema de cooperação entre os governos brasileiro e canadense, representado pela Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (Cida/ACDI) e a Associação do Colleges Comunitários do Canadá (ACCC).

Estruturado em três eixos - Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável – o Mulheres Mil foi implementado pelos Institutos Federais dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e pela Escola Técnica Federal de Palmas.

Metodologia

Com a metodologia Acesso, Permanência e Êxito, o programa ofertou cursos de formação inicial e continuada e qualificação profissional às mulheres em situação de vulnerabilidade social. Eram cursos de carga horária mínima de 160 horas, que atendiam a um público específico de mulheres.

Essa metodologia específica privilegia temas como direitos e deveres das mulheres, empreendedorismo, economia solidária, saúde, elevação da autoestima, entre outros, buscando promover a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania.

Saiba mais

Para outras informações sobre a execução do Projeto Piloto, visite o site mulheresmil.mec.gov.br.

Conheça as histórias de vida de alguns participantes do projeto nos livros:

 

 

Voltar à página inicial de Programas e Ações da Setec

Voltar à página inicial da Setec

X
Fim do conteúdo da página