Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PNBE - Acervo do Professor


O PNBE do Professor tem por objetivo adquirir obras de referência para ajudar os professores da educação básica regular e da educação de jovens e adultos na preparação dos planos de ensino e na aplicação de atividades em sala de aula com os alunos.

Na edição de 2013, obras voltadas para a educação infantil foram incluídas. Deste modo, o PNBE do Professor passou a ter acervo em seis categorias: educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental regular, anos finais do ensino fundamental regular, ensino médio regular, ensino fundamental da educação de jovens e adultos e ensino médio da educação de jovens e adultos.

PNBE Professor 2010: Em 2010, também houve aquisição de livros de orientação do ensino em cada disciplina da educação básica para distribuição aos professores da rede pública. O objetivo da iniciativa é o apoio pedagógico, destinado a subsidiar teórica e metodologicamente os docentes no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem nos respectivos campos disciplinares, áreas do conhecimento e etapas/modalidades da educação básica. As obras foram divididas em cinco categorias: 1. anos iniciais do ensino fundamental; 2. anos finais do ensino fundamental; 3. ensino médio regular; 4. ensino fundamental da educação de jovens e adultos; e 5. ensino médio da educação de jovens e adultos.

Critério de atendimento: Acervos 1, 2 e 3 - Escolas com 1 a 30 alunos receberam um acervo, escolas com 31 a 100 alunos,  dois acervos e escolas com mais de 100 alunos, quatro acervos. Acervo 4 (EJA) - Escolas com 1 a 30 alunos e escolas com 31 a 100 alunos receberam um acervo e escolas com mais de 100 alunos, dois acervos. Cada tipo de acervo foi direcionado a um segmento ou modalidade de ensino.

PNBE Especial – Ainda em 2010, os alunos e professores foram atendidos pelo PNBE Especial. O Programa adquiriu e distribuiu obras de orientação pedagógica aos docentes do ensino regular e de atendimento educacional especializado e, ainda, obras de literatura infantil e juvenil em formato acessível aos alunos com necessidades educacionais especiais sensoriais. Nesse ano foram distribuídas 1,2 milhões de obras (82.350 acervos).

Critério de atendimento:
Educação infantil: Escolas com 201 a 400 alunos receberam um acervo, escolas com 401 a 600 alunos receberam dois acervos e escolas com 601 ou mais alunos, três acervos.
Ensino fundamental: Escolas com 201 a 700 alunos receberam um acervo, escolas com 701 a 1200 alunos receberam dois acervos e escolas com 1201 ou mais alunos, três acervos.
Ensino médio: Escolas com 201 a 700 alunos receberam um acervo, escolas com 701 a 1200 alunos receberam dois acervos e escolas com 1201 ou mais alunos, três acervos.

Confira a relação dos títulos encaminhados em 2011.


Conheça o edital PNBE do Professor 2013


Assunto(s): Acervo do Professor
X
Fim do conteúdo da página