Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Saiba Mais

A formação é oferecida na modalidade semi-presencial no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os cursos de formação continuada podem ser desenvolvidos nas modalidades de cursos de extensão, com carga horária de 30 a 120h; cursos de aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 180h; e cursos de especialização, com carga horária igual ou superior a 360h.

 

Os programas estão organizados em módulos, para atender as diferentes realidades das redes de ensino, e apresentam um projeto de intervenção. O projeto de intervenção visa incluir na prática do profissional da educação ações que exemplifiquem a aplicação dos conteúdos trabalhados durante o curso para a melhoria da prática educacional na sala de aula. Os participantes aprovados nos cursos recebem certificado da universidade ofertante.

 

As secretarias de educação e os professores interessados em participar de algum curso devem consultar a coordenação local do pólo de apoio presencial, a universidade ofertante dos cursos ou a Secad, para mais informações.

 

Para ofertar cursos a distância, os pólos presenciais devem ser equipados  com laboratórios de informática, biologia, química e física, além de biblioteca. Essa infra-estrutura, que inclui ainda o apoio de tutores, fica à disposição dos alunos. Já a elaboração dos cursos é de responsabilidade das instituições públicas de ensino superior de todo país, que desenvolvem material didático e pedagógico.

 

As prefeituras e governos de estado devem aguardar aberturas de editais ou chamada de envio de propostas de projeto para criação de pólos de apoio presencial. Esses pólos deverão ser mantidos pela prefeitura ou governo e atenderão cursos a serem oferecidos por universidades participantes do Sistema UAB.

X
Fim do conteúdo da página