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Educação profissional e tecnológica

Documento propõe aumento da escolaridade com profissionalização

  • Quinta-feira, 16 de março de 2006, 14h48

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) instituiu, em dezembro do ano passado, um grupo de trabalho com o objetivo de criar uma política pública voltada para a educação de jovens e adultos que contemplasse a elevação da escolaridade com profissionalização.

Como resultado da discussão do grupo, foi elaborado um documento-base do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), que será apresentado no mês de maio, no Auditório do Parlamundi, durante o seminário nacional do Proeja. A discussão teve início após a Rede Federal de Educação Tecnológica ter constatado, há algum tempo, a baixa expectativa de inclusão de jovens de classes populares entre os atendidos pelo sistema público de educação profissional.

O documento faz, inicialmente, uma análise da educação de jovens e adultos no Brasil. Alerta, também, para a necessidade de uma política de integração da educação profissional técnica de nível médio ao ensino médio na modalidade EJA que atenda à demanda de jovens e adultos, pela oferta de educação profissional da qual são excluídos.

Formação - Segundo o texto, o que se pretende é garantir a essa clientela uma formação com acesso ao universo de saberes e conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos historicamente pela humanidade. O documento propõe uma formação na vida e para a vida e não apenas de qualificação para o mercado de trabalho. É apresentada uma análise sobre os acertos e desacertos da educação básica no Brasil. Para finalizar, é feita uma ampla apresentação da estrutura operacional do Proeja.

O grupo de trabalho responsável pela elaboração do documento é formado por professores das universidades federais do Paraná, de Minas Gerais, do Ceará, dos centros federais de educação tecnológica do Espírito Santo e da Bahia, da escola agrotécnica vinculada à Universidade Federal Rural de Pernambuco e das agrotécnicas do Rio Grande do Sul e de Manaus. Participam, também, representantes da Setec e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC).

Conheça o documento-base do Proeja e a portaria do grupo de trabalho.

Repórter: Sophia Gebrim

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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