Estudantes criam ambientes para entidades assistenciais
Estudantes aliam teoria e prática na adequação de espaço e mobiliário para entidades assistenciais de Pelotas (RS). Alunos do curso de técnico em design de móveis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense buscam soluções inovadoras e funcionais, por exemplo, para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e para o Instituto Nossa Senhora da Conceição.
Na elaboração dos projetos, eles fazem pesquisas de dados, preparam o leiaute do ambiente, por meio de perspectivas e plantas baixas, e o detalhamento, com desenho técnico, projeto computadorizado e maquete, entre outros procedimentos. “O objetivo é englobar todos os conhecimentos adquiridos no curso por meio de um projeto multidisciplinar que dá prioridade, sempre, a um tema social de uma situação real”, diz o coordenador dos cursos técnicos de programação visual e de design de móveis do campus de Pelotas, Alfredo Luiz Cordeiro Viana.
Fundado há 152 anos, o Instituto Nossa Senhora da Conceição, que abriga meninas com idades de seis a 12 anos, também conta com o trabalho dos estudantes. Eles projetaram ambientes mais adequados para a biblioteca e paras as salas de jogos e de descanso.
“Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dão a real dimensão da importância do campus de Pelotas para a comunidade local e regional”, diz o reitor do instituto, Antônio Carlos Barum Brod. “Com muito trabalho e competência, professores e alunos provam que o ensino público, gratuito e de qualidade pode, de fato, fazer a diferença.”
Assessoria de Imprensa da Setec
Confira as notícias sobre os Institutos Federais