Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Fórum Mundial

Evento põe em debate modelos futuros de educação e trabalho

  • Terça-feira, 24 de novembro de 2009, 18h39
Integrar educação, trabalho e desenvolvimento sustentável é um desafio que se coloca para todos os países. O tema foi debatido durante o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, na conferência desta terça-feira, 24. Participaram da mesa o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, e o português Joaquim Azevedo, representante da Organização dos Estados Ibero-Americanos.

O cenário social brasileiro projetado nos próximos 30 anos foi apresentado por Pochmann. Segundo ele, haverá aumento significativo da expectativa de vida, queda na taxa de fecundidade, competição acirrada no mundo do trabalho devido à maior inserção da mulher, além do envelhecimento da população e crescente dificuldade de diálogo entre as famílias.

“O setor terciário, de serviços e atendimento pessoal passam a ser o foco e não mais os produtos concretos. Por isso, a educação deve ser contínua e as pessoas precisam saber como vão se educar por mais tempo”, pontuou Pochmann.

Joaquim Azevedo falou sobre a importância de implementar uma educação sociocomunitária, baseada em projetos pessoais, institucionais e sociais e construída em diálogos abertos entre sociedade e Estado. “É preciso abrir os horizontes por meio dos debates nos espaços públicos, renovar as práticas pedagógicas de forma livre e democrática.”

Também participaram do debate o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, e Marise Ramos, do Instituto Federal do Rio de Janeiro. As conferências acontecem até quinta-feira, 26, às 9h, no auditório Máster do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e são desdobradas em debates temáticos no período da tarde.

Assessoria de Comunicação Social do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Leia aqui outras matérias sobre o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica
X
Fim do conteúdo da página