Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Documento divulga informações sobre cursos de licenciatura
Início do conteúdo da página
Plataforma Freire

Professor tem prazo até domingo para inscrição em cursos de formação

  • Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010, 16h47
  • Última atualização em Segunda-feira, 01 de março de 2010, 09h54
Professores de todo o país ainda podem ampliar sua formação a partir dos cursos de educação continuada disponíveis na Plataforma Freire. As pré-inscrições se encerram neste domingo, 28 de fevereiro. A Plataforma Freire é um sistema desenvolvido pelo MEC por meio do qual o professor se inscreve em cursos oferecidos pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, com o objetivo de adequar a sua graduação.

Podem se candidatar em até três cursos de curta duração e especialização educadores que lecionam em escolas públicas de educação básica. Os cursos são oferecidos pelo Ministério da Educação em parceria com universidades, escolas técnicas, estados e municípios. Estão abertas 354.952 vagas, distribuídas em 26 estados.

Há cursos presenciais e a distância em diversas áreas, como educação em direitos humanos, diversidade, relações étnico-raciais, mediadores de leitura, uso de computador na escola, além de outros em disciplinas básicas, como matemática e língua portuguesa.

Os cursos foram propostos a partir de desafios lançados por gestores de 5.182 municípios, em outubro e novembro de 2009, na própria Plataforma Freire. Cada desafio — baseado nas metas do Plano de Ações Articuladas (PAR) — gerou uma lista de cursos que permitirão ampliar a formação dos docentes e ajudar a sanar dificuldades ou a alcançar objetivos específicos de cada rede de ensino.

Se o gestor, por exemplo, quis dar ênfase à alfabetização de crianças até oito anos de idade, os professores da rede têm, agora, acesso a cursos de ensino da língua portuguesa para os anos iniciais e de formação para mediadores de leitura. Caso ele tenha optado por garantir uma educação de qualidade nas escolas rurais, a opção para os professores do estado ou município, no sistema, são as inscrições em cursos de educação do campo e ambiental.

Os professores interessados devem ter formação específica para o magistério em nível médio (técnico ou normal), ou licenciatura ou serem formados em pedagogia. Os cursos têm carga horária entre 40 e 300 horas. Os educadores também podem se inscrever em cursos de especialização. São 22.426 vagas em 24 estados.

Detalhes sobre oferta e número de vagas estão disponíveis na Plataforma Freire. A pré-inscrição deve ser feita pela internet. Mais informações pelo telefone 0800-616161, ramal 4.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página