Fundaj participa da produção de Janeiro de Grandes Espetáculos
Este ano, a Fundação Joaquim Nabuco, vinculada ao Ministério da Educação, está na produção do tradicional Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco. Na 24ª edição do festival, em parceria com a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), realizadora do evento, a Fundação tem participação importante no planejamento, alocação de espaços, programação, patrocínio de cachês e concessão dos certificados das oficinas que serão ofertadas à comunidade.
O diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Meca) da Fundaj, Astrogildo dos Santos, explica que o festival tem um viés social muito interessante. Lembra a participação da sociedade civil: “Antes do encerramento das aulas em 2017, já que o festival se realiza durante as férias de janeiro, mobilizamos e acertamos a participação de crianças em idade escolar e grupos da terceira idade, incluindo aqueles com problemas de mobilidade.”
Para o diretor da Fundaj, a parceria no festival é importante “para aproximar a Fundação do público e aumentar seu engajamento como forma de disseminar conhecimento, cultura e arte, sempre com o objetivo de melhorar a relação com a sociedade”.
“A interdependência entre educação e cultura é inquestionável, e os valores educacionais e culturais que ancoram as atividades de projetos como este são inúmeros”, explica. Ele cita como exemplos as atrações do festival, que contarão com apresentação de espetáculos, leituras dramáticas, curso, oficinas, lançamentos de livro, seminário, intercâmbio cultural, etc.
A Fundação foi responsável pelo pontapé inicial da programação do Janeiro de Grandes Espetáculos com o seminário Mercado Cultural, A hora é Essa!, em dezembro de 2017. Na abertura, foi promovida uma roda de diálogos com reflexões sobre pontos fundamentais no cenário da produção cultural, com participação de secretários de Cultura de diversos estados.
Homenagem – A 24ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos tem como homenageados os atores Vanda e Renato Phaelante, com 40 anos de carreira. Durante 30 anos, Renato ocupou o cargo de coordenador da Fonoteca, da Diretoria de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco.
Astrogildo descreve a homenagem como uma “feliz coincidência e justíssima homenagem ao casal, que representa o que há de melhor no segmento das artes cênicas do nosso estado”.
Acesse outras informações sobre o Janeiro de Grandes Espetáculos
Assessoria de Comunicação Social