Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Secretarias > SECAD - Educação Continuada > Oferta de cursos de Licenciatura em Educação do Campo - Procampo
Início do conteúdo da página
Reconhecimento

Vencedores do Prêmio Professores do Brasil 2018 partem neste sábado, 25, para o Canadá

  • Sábado, 25 de maio de 2019, 16h29
  • Última atualização em Sábado, 25 de maio de 2019, 19h03

Durante o bate-papo, os vencedores contaram um pouco dos projetos que desenvolveram com seus alunos na rede pública.(Foto: Shismênia Oliveira/MEC)Trinta docentes ganhadores do Prêmio Professores do Brasil, edição 2018, na categoria regional, encontraram-se com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, na manhã deste sábado, 25, no hotel Golden Town, em Pinheiros, em São Paulo. Durante o bate-papo, os vencedores contaram um pouco dos projetos que desenvolveram com seus alunos na rede pública. O grupo parte hoje ainda rumo ao Canadá para trocar experiências com o sistema de ensino do país.

Os professores vão participar de palestras e visitar escolas de ensino infantil, fundamental e médio, além de centros de formação. A viagem é umas das premiações da iniciativa, que este ano completa a 12ª edição. A instituição parceira é a Colleges and Institutes Canada (CICan).

Para o ministro, é preciso fazer a diferença na ponta, na formação das crianças, e valorizar os docentes. “[Queremos dar] mais espaço e mais liberdade para que essas iniciativas aconteçam com mais frequência no Brasil”, enfatizou.

Vandete Lima, professora do 1º, 2º e 3º anos do ensino infantil, ganhou o prêmio na categoria Ciclo de Alfabetização. Na escola onde trabalha, no Distrito Federal, resolveu implantar o projeto “Uma Mensagem para Você”. Consiste em criar um aplicativo de troca de mensagens entre crianças carentes, mas por meio de papel.

Durante o encontro, o ministro também recebeu as demandas dos docentes. O diálogo tem sido uma das marcas defendidas por ele. O propósito foi “prestigiar, escutar as histórias, conhecer cada um deles, escutar as opiniões, as posições e desmistificar um pouco essa desconstrução a respeito do que a gente quer fazer”, completou.

Após o bate-papo, o ministro tomou café da manhã com os participantes, no hotel Golden Town, em Pinheiros, e desejou boa viagem e boas experiências aos professores.

A iniciativa - O Prêmio Professores do Brasil é um projeto do Ministério da Educação com instituições parceiras para valorizar, reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuam para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

As inscrições para a edição 2019 estão abertas até o dia 31 de maio, pelo site http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br.

São 6 categorias:

  • Creche;
  • Pré-escola;
  • Ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos);
  • Anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º anos);
  • Anos finais do Ensino Fundamental (6º e 9º anos);
  • Ensino médio.

Haverá também uma premiação para temas especiais que contempla:

  • Esporte como estratégia de aprendizagem;
  • Uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de inovação educacional;
  • Boas práticas no uso de linguagens de mídia para as diferentes áreas do conhecimento nos ensinos fundamental e médio;
  • As práticas inovadoras de educação científica; e,
  • Educação empreendedora.

A novidade deste ano fica por conta da emissão de um certificado pela UFG – a Universidade Federal de Goiás, aos professores que participarem do curso: “Na trilha das boas práticas de ensino”.

25/05/2019 - Vencedores do Prêmio Professores do Brasil 2018 partem para o Canadá neste sábado, 25; antes, encontram com Ministro da Educação. Foto: Shismênia Oliveira/MEC

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página