Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC divulga reajuste do piso salarial de professores da educação básica para 2020
Início do conteúdo da página
Reconhecimento

Vencedores do Prêmio Professores do Brasil 2018 partem neste sábado, 25, para o Canadá

  • Sábado, 25 de maio de 2019, 16h29
  • Última atualização em Sábado, 25 de maio de 2019, 19h03

Durante o bate-papo, os vencedores contaram um pouco dos projetos que desenvolveram com seus alunos na rede pública.(Foto: Shismênia Oliveira/MEC)Trinta docentes ganhadores do Prêmio Professores do Brasil, edição 2018, na categoria regional, encontraram-se com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, na manhã deste sábado, 25, no hotel Golden Town, em Pinheiros, em São Paulo. Durante o bate-papo, os vencedores contaram um pouco dos projetos que desenvolveram com seus alunos na rede pública. O grupo parte hoje ainda rumo ao Canadá para trocar experiências com o sistema de ensino do país.

Os professores vão participar de palestras e visitar escolas de ensino infantil, fundamental e médio, além de centros de formação. A viagem é umas das premiações da iniciativa, que este ano completa a 12ª edição. A instituição parceira é a Colleges and Institutes Canada (CICan).

Para o ministro, é preciso fazer a diferença na ponta, na formação das crianças, e valorizar os docentes. “[Queremos dar] mais espaço e mais liberdade para que essas iniciativas aconteçam com mais frequência no Brasil”, enfatizou.

Vandete Lima, professora do 1º, 2º e 3º anos do ensino infantil, ganhou o prêmio na categoria Ciclo de Alfabetização. Na escola onde trabalha, no Distrito Federal, resolveu implantar o projeto “Uma Mensagem para Você”. Consiste em criar um aplicativo de troca de mensagens entre crianças carentes, mas por meio de papel.

Durante o encontro, o ministro também recebeu as demandas dos docentes. O diálogo tem sido uma das marcas defendidas por ele. O propósito foi “prestigiar, escutar as histórias, conhecer cada um deles, escutar as opiniões, as posições e desmistificar um pouco essa desconstrução a respeito do que a gente quer fazer”, completou.

Após o bate-papo, o ministro tomou café da manhã com os participantes, no hotel Golden Town, em Pinheiros, e desejou boa viagem e boas experiências aos professores.

A iniciativa - O Prêmio Professores do Brasil é um projeto do Ministério da Educação com instituições parceiras para valorizar, reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuam para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

As inscrições para a edição 2019 estão abertas até o dia 31 de maio, pelo site http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br.

São 6 categorias:

  • Creche;
  • Pré-escola;
  • Ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos);
  • Anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º anos);
  • Anos finais do Ensino Fundamental (6º e 9º anos);
  • Ensino médio.

Haverá também uma premiação para temas especiais que contempla:

  • Esporte como estratégia de aprendizagem;
  • Uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de inovação educacional;
  • Boas práticas no uso de linguagens de mídia para as diferentes áreas do conhecimento nos ensinos fundamental e médio;
  • As práticas inovadoras de educação científica; e,
  • Educação empreendedora.

A novidade deste ano fica por conta da emissão de um certificado pela UFG – a Universidade Federal de Goiás, aos professores que participarem do curso: “Na trilha das boas práticas de ensino”.

25/05/2019 - Vencedores do Prêmio Professores do Brasil 2018 partem para o Canadá neste sábado, 25; antes, encontram com Ministro da Educação. Foto: Shismênia Oliveira/MEC

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página