Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Jovens se livram das drogas por meio de ensino médio inovador
Início do conteúdo da página
Professores do Brasil

Professora incentiva comunicação entre alunos carentes por meio de smartphones de papel

  • Terça-feira, 21 de maio de 2019, 15h36
  • Última atualização em Terça-feira, 21 de maio de 2019, 15h36

O projeto “Uma Mensagem para Você” foi um dos vencedores do Prêmio Professores do Brasil de 2018. Idealizado por uma professora do Distrito Federal, o projeto incentiva a comunicação entre alunos carentes por meio de smartphones de papel.

A professora Vandete Pereira Lima, educadora da Escola Classe 08 do Cruzeiro, em Brasília, é a autora da ideia. Ela percebeu o interesse dos alunos em aplicativos de troca de mensagens e conquistou a garotada ao propor a brincadeira.

Vandete observou que não havia grande oferta de material de leitura em casa e que a maioria dos pais não eram leitores. Esse foi o ponto de partida do plano pedagógico.

“Para que tivéssemos grande impulso motivacional, escolhi começar pelo gênero textual bilhete, dentro do formato de escrita para WhatsApp (considerado o bilhete da atualidade), e utilizar a linguagem multimodal [integra som, imagem, texto e animação] para garantir a comunicação mesmo daqueles que ainda não sabiam ler ou escrever”, explica a desenvolvedora das ações.

A simplicidade também foi alicerce para a implementação das atividades. “Temos de pensar em gastar pouco e usar o que se tem. As crianças são loucas por celular e eu só aproveitei a motivação delas e fiz algo simples, objetivo e barato, trazendo o que elas desejavam usar”, complementa.

Ao longo das etapas, foram visualizados avanços em mais de 80% da turma, principalmente nos objetivos de leitura, escrita, pontuação e uso de linguagem multimodal, além do engajamento dos participantes da ação.

Para Vandete, o professor engajado e criativo consegue levar adiante seus projetos. “Ter uma turma toda motivada não tem preço e isso traz um facilitador para o condutor da turma sem precedentes”.

Inscrições – Os professores de escolas públicas da educação básica têm prazo até 31 de maio para se inscrever no prêmio, que está na 12ª edição. É necessário enviar um relatório de alguma prática pedagógica desenvolvida com os alunos.

Registrar um processo vivido entre alunos e professores é uma forma de sistematizar o conhecimento do docente, o que garante o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

Acesse a página de inscrições do prêmio 

Veja o relato de Valdete Lima

Assista à série Professor Presente, com relatos semanais de professores vencedores do prêmio em 2018. Toda as quartas-feiras às 20h50 .

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página