Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Seleção de colaboradores do Saeb termina ao meio-dia desta sexta, 7
Início do conteúdo da página
Educação Básica

Seleção de colaboradores do Saeb termina ao meio-dia desta sexta, 7

  • Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020, 17h49
  • Última atualização em Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020, 17h33

Docentes escolhidos serão responsáveis pela elaboração e revisão de itens dos anos iniciais e finais do ensino fundamental da avaliação.

Corre porque ainda dá tempo! O prazo de inscrição para concorrer a uma vaga de colaborador no Banco Nacional de Itens (BNI) do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) acaba ao meio-dia desta sexta-feira, 7 de fevereiro. Os docentes interessados devem acessar a plataforma virtual do banco. Os selecionados vão participar da elaboração e revisão de itens dos anos iniciais e finais do ensino fundamental da avaliação.

Como explicou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o item é o nome técnico para a questão de qualquer avaliação e engloba a pergunta, a resposta e os parâmetros. Na avaliação do instituto, a atualização do corpo de elaboradores e revisores que compõe o BNI é fundamental para produção de itens e manutenção da qualidade das avaliações.

O Banco Nacional de Itens tem o objetivo de armazenar itens com qualidade técnica para a montagem das provas aplicadas pelo Inep, incluindo o Saeb. Para participar da seleção, o docente precisa cumprir os seguintes requisitos:

  • possuir graduação em pedagogia ou normal superior, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);
  • alcançar pontuação mínima de 6 pontos nos requisitos complementares;
  • possuir a formação de acordo com o perfil de interesse;
  • disponibilidade e aptidão para revisão técnico-pedagógica e elaboração de itens;
  • conhecimentos de informática suficientes para acessar, editar e realizar serviços em plataformas na internet; 
  • não ser do quadro de servidores efetivos ou comissionados do MEC, do Inep, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ou neles em exercício;
  • não ter sido afastado do quadro de colaboradores do BNI por qualquer razão prevista em editais anteriores ou por razões de desempenho, ou por atitudes julgadas inadequadas.

O cronograma completo está aqui.

BNI – O Banco Nacional de Itens foi criado pelo Inep para fornecer insumos para as diversas avaliações que desenvolve, assegurando acesso a itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento de medição, seja prova ou questionário.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep.

Assunto(s): MEC , saeb , educação básica , BNI
X
Fim do conteúdo da página