FNDE oferece cursos on-line para gestores e técnicos das redes públicas de ensino
Interessados devem procurar a coordenação do Programa Formação pela Escola de seu estado
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), está com as inscrições abertas até o dia 30 de março para cursos on-line gratuitos destinados aos gestores e técnicos das redes públicas de ensino de todo o país.
Ao todo, serão dez cursos ofertados, cada um com carga horária de 60 horas. As disciplinas abordam desde as competências para gestão de recursos públicos até conteúdos específicos relacionados a programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).
A presidente do FNDE, Karine Santos, destacou a importância da participação dos gestores educacionais para um melhor aproveitamento dos programas. “Uma de nossas missões é prestar assistência técnica aos estados e municípios, portanto, os cursos objetivam disseminar a gestão do conhecimento no que diz respeito aos programas da área de educação, garantindo aos profissionais locais acesso às informações necessárias à gestão dos recursos repassados pelo governo federal”, disse Karine.
A iniciativa faz parte do Projeto Formação pela Escola (FPE). Trata-se de um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.
Os interessados devem procurar a coordenação do Programa Formação pela Escola de seus estados para verificar a disponibilidade dos cursos em cada região. A lista com os contatos dos coordenadores estaduais está disponível no portal do FNDE.
As inscrições serão feitas após o contato com as coordenações e o preenchimento do formulário, que será disponibilizado pelos coordenadores. A capacitação será realizada por meio da plataforma de educação corporativa do FNDE. Os cursos são 100% on-line e acompanhados por tutores que auxiliam os participantes em cada estado.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do FNDE