Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Relatos de escolas mostram a importância do conselho escolar
Início do conteúdo da página
Educação superior

Universidade Federal do Acre realiza formatura remota de Medicina

  • Quinta-feira, 23 de abril de 2020, 18h09
  • Última atualização em Segunda-feira, 04 de maio de 2020, 18h59

A colação de grau foi on-line e antecipada após autorização do Ministério da Educação

Larissa Lima, do Portal MEC

A Universidade Federal do Acre (UFAC) realizou nesta quinta-feira, 23 de abril, uma cerimônia de formatura on-line da 14º turma de Medicina. A colação de grau antecipada dos 29 graduandos foi realizada por meio de uma plataforma de videoconferência.

A nova modalidade foi autorizada por uma portaria do Ministério da Educação que flexibilizou a quantidade de dias do ano letivo e determinou que haja a possibilidade de conclusão de curso antecipada para Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia.

Foi a primeira vez que a universidade realizou uma colação de grau por videoconferência. “Estamos felizes e orgulhosos em fazer essa formatura. Mesmo de forma remota, é sempre uma emoção. Estamos felizes por entregar à sociedade acreana 29 médicos neste momento tão doloroso que todos nós estamos vivendo”, afirmou a reitora da universidade, Guida Aquino.

Durante o discurso, a graduanda e oradora da turma, Daniela dos Santos Piva, afirmou que os colegas estão preparados para ajudar a população. “A medicina é um chamado. E esse chamado é agora”, disse. “Enquanto o mundo se refugia dentro de casa, meus amigos escolheram lutar”, continuou.

O MEC publicou a portaria para antecipação de formatura de cursos de saúde em 6 de abril. O intuito é reforçar o quadro de profissionais do país neste momento de pandemia. O texto autoriza estudantes de Medicina a se formarem ao concluírem 75% do internato e alunos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, no momento em que cursarem a mesma porcentagem do ensino curricular obrigatório.

A medida tem caráter excepcional e valerá enquanto durar a situação de emergência na saúde pública.

X
Fim do conteúdo da página