Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Novas regras vão facilitar a validação de diplomas emitidos por instituições do exterior
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Programa de avaliação de alunos terá pré-teste em junho

  • Quinta-feira, 17 de março de 2005, 12h57
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 09h29

O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), exame aplicado a alunos de 15 anos em cerca de 40 países, incluindo o Brasil, terá um pré-teste este ano nos dias 6 e 17 de junho. A intenção é verificar o funcionamento dos itens da próxima prova, que será realizada em 2006, com ênfase em Ciências.

O Pisa é um programa de análise comparada, cuja principal finalidade é avaliar o desempenho de alunos de 15 anos de idade, produzindo indicadores sobre a efetividade dos sistemas educacionais. É uma iniciativa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) coordenada no Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). O Brasil participa do Pisa desde 2000.

O pré-teste de junho terá a participarão de 1.500 estudantes de todas as regiões brasileiras. A equipe do Inep irá às escolas selecionadas e aplicará as provas em alunos da sétima série do ensino fundamental à terceira série do ensino médio.

Organização - A organização do pré-teste foi um dos tópicos discutidos na reunião que ocorreu na semana passada, em Estocolmo, na Suécia, onde representantes dos cerca de 40 países discutiram a próxima edição da avaliação e estratégias para o desenvolvimento de programas de avaliação por competências.

A reunião do Conselho Gestor do Pisa também fez um balanço da última edição, em 2003, que envolveu cerca de 250 mil adolescentes de 41 países, que responderam a 60 perguntas, com ênfase na área de Matemática. Na edição anterior, em 2000, o foco foi a Leitura. Para conhecer o resultado da participação brasileira é só acessar o seguinte endereço: (www.inep.gov.br/imprensa).

Luiz Motta

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página