Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Quase 2 mil brasileiros em 12 países vão realizar as provas no domingo, 15
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Maioria dos inscritos no Enem procura uma vaga na universidade

  • Segunda-feira, 25 de abril de 2005, 14h19
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 12h28

A maioria dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realiza a prova com a intenção de ingressar na universidade. É o que aponta o levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Segundo a pesquisa, mais de 42% dos participantes fizeram as provas do teste para tentar vaga em alguma universidade. Em menor proporção, há aqueles que fazem o teste em busca de uma vaga no mercado de trabalho ou que querem testar o próprio conhecimento. Os dados fazem parte do questionário socioeconômico aplicado entre os inscritos na edição do Enem no ano passado.

Segundo o coordenador do Enem no Ministério da Educação, Dorivan Ferreira, a previsão é de que o número de participantes seja dobrado este ano, já que foi ampliada a quantidade de municípios onde ocorrerão as provas.

"O Enem pode aumentar a inclusão no ensino superior porque é democrático. Este ano será aplicado em 727 municípios de todo o país. Todas as escolas de ensino médio receberam as fichas de inscrição. Ampliamos a possibilidade dos alunos participarem do teste", afirma Dorivan. Em 2004, as provas do Enem aconteceram em 608 municípios.

ProUni - Além do Programa Universidade para Todos (ProUni), cerca de 470 instituições de ensino superior usam a nota do Enem como critério de seleção de alunos no processo de vestibular. As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio vão até o próximo dia 16 de maio.

Os alunos formandos podem obter a ficha de inscrição na própria escola. Aqueles que já concluíram o ensino médio podem acessar a ficha pela internet na página do Inep ou buscar informações pelo telefone 0800-616161. A prova será realizada no dia 28 de agosto.

Repórte: Sandro Santos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página