Leitura é a chave para realizar um bom Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em 28 de agosto, vai avaliar, principalmente, a capacidade do aluno em interpretar e contextualizar os problemas vividos no cotidiano. E, para sair-se bem, o estudante deve ficar atento para a importância da leitura na preparação para o exame.
A prova do Enem apresentará uma concepção baseada na inteligência e na construção de conhecimento. O exame tem a interdisciplinaridade como eixo central. Sendo assim, o participante deve se preparar de uma maneira abrangente, focada nos acontecimentos do cotidiano. "É preciso fazer relações com assuntos diversos e sua referência na realidade", enfatiza Eliezer Pacheco, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A questão é como adquirir uma melhor compreensão e atingir um nível de conhecimento para desempenhar um bom papel no Enem? Especialistas dão a dica: é imprescindível ler bastante e de tudo (jornais, revistas e livros). "Além das vantagens práticas, o hábito da leitura proporciona uma riqueza de vocabulário, facilidade para escrever a redação e para resolver os problemas", explica Eliezer Pacheco.
O presidente do Inep lembra que a leitura também desperta a humanização e a cidadania, pois permite uma aproximação mais qualificada da realidade. "Na hora de relacionar fatos e compreendê-los dentro de seus contextos é fundamental a capacidade de leitura e o acúmulo de informações do aluno", diz o presidente do Inep.
Redação - Empenhada em fazer uma boa prova, Danusa Santos, 27 anos, que concluiu o ensino médio em 1998, sabe da importância de manter-se informada com as notícias do dia a dia e sobre os acontecimentos do mundo. "Sei que o teste do Enem exige bastante leitura. Até já assinei uma revista semanal para me atualizar e poder fazer uma boa prova", declara a estudante que pretende usar o Enem para ingressar no Programa Universidade para Todos (ProUni).
As inscrições para o Enem começaram no último dia 4 e poderão ser feitas até 16 de maio, na própria escola do candidato. A prova será realizada no dia 28 de agosto, em 727 municípios de todo o país, e é formada por 63 questões objetivas, além de uma redação.
Repórter: Sandro Santos