Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Professora assume personagens para narrar histórias e contos
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Colégio de Aplicação da UFRJ é destaque na Prova Brasil

  • Segunda-feira, 10 de julho de 2006, 10h37
  • Última atualização em Quarta-feira, 16 de maio de 2007, 13h32

Os alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conseguiram as melhores notas da Prova Brasil, tanto em língua portuguesa como em matemática, na 8a série: 310,3 e 347,3 pontos, respectivamente, nas duas disciplinas.

O terceiro lugar nas duas provas da 8a série da Prova Brasil ficou com o Colégio Militar de Juiz de Fora (MG). Entre os dez primeiros lugares da oitava série, em nível nacional, do Prova Brasil estão o Colégio Militar de Salvador; o Colégio Militar de Fortaleza; a Escola de Aplicação Professor Chaves, de Nazaré da Mata (PE); e o Colégio Militar de Brasília.

A Prova Brasil avaliou o conhecimento de língua portuguesa (com foco em leitura) e matemática (com foco em solução de problemas) de 3.306.317 estudantes de 4a e 8a série do ensino básico da rede pública do pais. As provas foram aplicadas em cerca de 160 mil turmas de 41 mil escolas urbanas, em 5.398 municípios, em novembro de 2005.

Entre os dez primeiros lugares da quarta série estão a Escola Militar Alfredo Lopes Martins, de Trajano de Morais (RJ), e a Escola Militar Victor Padrilha, de Sud Mennucci (SP). Na Região Nordeste, alunos da quarta série do Colégio da Polícia Militar do Ceará conseguiram 223,95, em português e do Colégio Militar Corpo de Bombeiros, 240,53, em matemática; e em Recife, alunos do Colégio da Polícia Militar conseguiram 204,52, em português, e 217,63, em matemática. A mesma escola tirou o primeiro lugar do estado nas duas disciplinas.

Na Região Norte, o Colégio de Aplicação de Rio Branco tirou o segundo lugar, com 201,25 pontos, na quarta-série, em português e alcançou uma média de 203,9 pontos em matemática. Na oitava série, novamente, o Colégio de Aplicação daquela capital se destacou nas notas: 248,4 em português e 267,5 em matemática. Já o Colégio Militar da PM, de Manaus, conquistou o quarto lugar no estado, com 213,35 na prova de matemática da quarta-série.

Na Região Sul, destaque para as provas de oitava série do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, que obteve o oitavo lugar do estado em português; do Colégio Militar de Santa Maria (RS), segundo lugar em matemática; e do Colégio da Polícia Militar de Curitiba, com elevada pontuação nas duas disciplinas, 271,5 em português e 313,04 em matemática (primeiro lugar no estado).

Esta é a primeira vez no país que se faz uma prova universal para alunos de 4a e 8a série, o que permite ao Ministério da Educação (MEC) divulgar dados por estabelecimento de ensino. A Prova Brasil foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), com a participação das secretarias estaduais e municipais de educação. Mais informações na página eletrônica do Inep.

Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página