Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Evento fortalece debate sobre autonomia
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Os melhores do Enade estudaram em instituições federais

  • Segunda-feira, 16 de maio de 2005, 15h58
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2007, 09h33

Os alunos que tiraram as melhores notas em cada uma das 13 áreas do conhecimento, avaliadas pelo Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade/MEC), em 2004, já podem solicitar à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) bolsas de estudo para a pós-graduação.

Dos 13 melhores, sete concluíram os cursos em instituições federais, cinco em universidades estaduais e um em curso privado. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) teve três dos melhores nos cursos de medicina veterinária, terapia ocupacional e fonoaudiologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) classificou dois alunos com as notas mais altas nos cursos de nutrição e educação física. A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) teve o melhor em farmácia e a Universidade Federal de Goiás (UFGO), em medicina. Entre as estaduais, se destacaram as universidades de Montes Claros (MG), no curso de odontologia; do Estado da Bahia (BA), em agronomia; do Oeste do Paraná (PR), em serviço social; de Mato Grosso do Sul (MS), em zootecnia e Universidade Regional do Cariri (CE), em enfermagem. O melhor em fisioterapia é do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (SP), que é a única particular que classificou aluno entre os melhores em 2004.

Bolsas - Para obter a bolsa de estudo, o aluno deverá apresentar à diretoria de programas da Capes, no prazo de dois anos, dois documentos: o comprovante de aprovação em processo seletivo para curso de mestrado ou doutorado reconhecido pelo Ministério da Educação e cópia autenticada do boletim de desempenho do Enade, emitido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para quem está cursando residência médica, o prazo para concessão da bolsa se estende para quatro anos. A Portaria nº 29/2005, do presidente da Capes, Jorge Guimarães, concede bolsa de estudo ao melhor aluno de cada área. Desde 2000, quando o benefício foi instituído, até 2003, o MEC distribuiu 48 bolsas de estudo.

Em 2004 participaram das provas do Enade, 140.340 estudantes, dos quais 59.888 concluintes e 83.661 do primeiro ano da educação superior de 13 áreas do conhecimento - saúde e agrárias - em 2.184 cursos de instituições públicas e privadas.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página