Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Pradime reúne 160 gestores municipais do RS
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Fies vai ampliar quantidade de beneficiados este ano

  • Quarta-feira, 18 de maio de 2005, 07h25
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2007, 09h38

O Ministério da Educação propôs conceder 25% dos recursos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para os alunos que já recebem metade de uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni). O MEC deve divulgar a novidade, até o final deste mês, para as instituições federais poderem se cadastrar.

A medida foi tomada para responder à principal reivindicação das universidades comunitárias: a ampliação dos recursos para o Fies. Os representantes dessas instituições se reuniram nesta terça-feira,17, com o ministro da Educação, Tarso Genro, e com o secretário executivo do MEC, Fernando Haddad. "O encontro foi extremamente positivo porque o ministério se mostrou disposto a acolher as reivindicações em pouco tempo", afirmou Alencar de Mello Proença, presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

Proença também é reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Segundo ele, a demanda de alunos para o programa é bem maior que o número de vagas disponíveis. No ano passado a universidade obteve 1.500 inscrições para o Fies, mas só pôde atender a 77 estudantes.

Outra proposta debatida no encontro foi a ampliação do prazo para os estudantes que recebem o Fies, pagar suas mensalidades. "Queremos que o ministério se sensibilize com a situação dos alunos do Rio Grande do Sul, que sofrem com a estiagem, e aumente o prazo de pagamento do financiamento", comentou Nilson Germano, vice-reitor da Universidade de Passo Fundo.

Graduação - O Fies financia até 70% a graduação de estudantes sem condições de arcar com os custos de sua formação e que estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas. Após se formarem, os alunos pagam o valor da bolsa recebida.

Repórter: Raquel Maranhão Sá

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página