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Pesquisas e dados

Especialistas dizem que papel da universidade é mudar a realidade social

  • Sexta-feira, 26 de agosto de 2005, 16h43
  • Última atualização em Segunda-feira, 04 de junho de 2007, 07h26

Existem dois caminhos: expandir a universidade pública ou expandir a universidade pública. Essa foi uma das conclusões do diretor de Estatística e Avaliação da Educação Superior do Inep, Dilvo Ristoff, dentro das discussões do Simpósio Universidade e Compromisso Social. O evento reuniu especialistas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), nos dias 25 e 26 de agosto, para discutir o papel da avaliação na melhoria da qualidade da educação superior, expansão de sua oferta e incremento das responsabilidades sociais das instituições de ensino.

O professor Dilvo acentua a importância da democratização do acesso como geradora de oportunidades, lembrando que a inspiração primeira do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é o próprio Plano Nacional de Educação (PNE). “Queremos expandir, nos aproximar das metas do PNE, mas com qualidade”, afirma.

Nos dois dias de palestras e debates, os catedráticos ressaltaram a aplicabilidade do conhecimento produzido e a necessidade de projetos universitários de extensão que assumam metas de transferência desse conhecimento qualificado à sociedade. A necessidade de maiores investimentos e da combinação da política educacional a políticas de renda e emprego também esteve na pauta do encontro.

Transformação – Para o professor Renato Janine Ribeiro, diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o maior papel da universidade é a transformação social. “Para a sociedade, a universidade se resume à mera formação de alunos, mas cabe a nós mostrar que ela é muito mais que isso, que é também pesquisa, extensão, mudança”, diz.

Participaram dessa etapa do ciclo de simpósios – que pretende ao longo dos próximos meses discutir as dimensões da avaliação no ensino superior – representantes de organizações como Capes, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (Forgrad), Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), Fórum Extensão IES Públicas, Fórum Extensão IES Privadas, Fórum de Pesquisa, UFRGS, Unicamp, UFPR, UFSC, UFPR e UnB, além de MEC, SESu, Deaes/Inep.

Para o professor Dilvo, coordenador-geral do evento, a maior importância desse último simpósio foi a abertura do diálogo. “Criou-se um espaço de reflexão sobre o que todo mundo considera a alma da universidade: sua missão, sua própria razão de ser”, finaliza.

Publicação – Entre os próximos passos previstos estão a publicação das palestras, como um dos volumes da Coleção Simpósios do Inep, e a edição de todo o material em vídeo. A participação nas próximas discussões também será ampliada, inclusive com a presença da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Mais informações no telefone (61)2104-9563, Assessoria de Imprensa do Inep.

Repórter: Maria Fernanda Conti

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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