Portadores de necessidades recebem atendimento especial no Enem
O participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que não especificou seu tipo de necessidade especial deve procurar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), o mais breve possível, para garantir atendimento diferenciado no dia da prova.
Os inscritos devem encaminhar laudo médico que afira necessidade de condições diversas das que já constavam na ficha de inscrição: prova em braile, questões com letras ampliadas (tamanho correspondente ao corpo 24), auxílio de um ledor, sala de mais fácil acesso e auxílio para a transcrição das respostas. O alerta serve somente para os que, dentre as oferecidas, assinalaram a opção ‘outra’.
O direito à igualdade na realização do exame é garantido pela Portaria nº 6, de 2 de fevereiro de 2005, desde que o portador de necessidades especiais explicite sua condição. O coordenador do exame, Dorivan Ferreira Gomes, lembra que apenas com conhecimento prévio de cada situação o instituto pode garantir atendimento apropriado. “Se não, o aluno corre o risco de chegar ao local da prova e não haver as condições mínimas para ele realizar o exame”, adverte Dorivan.
O envio dos laudos deve ser feito imediatamente, por meio do fax (61) 2104-9439. O fax não dispensa a apresentação do laudo original, que também deve ser encaminhado, via Correios, ao seguinte endereço: Inep/Diretoria de Certificação para Avaliação de Competências - Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Anexo I, 4º andar, sala 431 - Brasília/DF – CEP 70047-900.
Manual - A partir do dia 15 deste mês, o Inep começa a distribuir um kit aos participantes, com o cartão de confirmação de inscrição, contendo dados do participante e local de prova, o cartão-resposta do questionário socioeconômico (para ser preenchido e devolvido no dia do exame) e o manual do inscrito, com dicas, data e local de realização das provas. Quem se inscreveu pelos Correios receberá o kit no endereço declarado na ficha de inscrição. Os concluintes devem procurar a diretoria da escola para receber o material.
ProUni - O Enem é obrigatório para quem quer concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação, que utiliza os resultados do exame como um dos critérios para a seleção dos contemplados com bolsas de estudo integrais ou parciais. O objetivo do ProUni é garantir vagas em cursos de graduação da rede privada para os estudantes de baixa renda e professores da rede pública. Este ano, ele beneficiou mais de 100 mil pessoas. Além disso, cerca de 470 instituições de ensino superior utilizam, de alguma forma, os resultados do exame em seus processos seletivos. Veja as que aderiram ao Enem na página eletrônica do Inep. (Assessoria de Imprensa do Inep)