Enem beneficia alunos em vestibulares
O desempenho dos alunos que realizaram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aproveitado já na edição dos vestibulares de julho. Um total de 470 instituições de ensino superior estão utilizando as notas do Enem para selecionar os candidatos.
As instituições de ensino têm autonomia para substituir o Enem pelo vestibular ou reservar vagas aos participantes que obtiverem média maior ou igual a uma nota pré-estabelecida. A instituição também pode acrescentar pontos à primeira ou à segunda fase de avaliação.
A universidade católica de Salvador é um exemplo de universidade que usa o Enem como critério de seleção. Há dois anos a instituição reserva 30% das vagas para quem atingiu 25% da média da redação ou 50% na média entre a prova geral e redação. A Pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Liliana Mercuri de Almeira, avalia que os alunos que participaram do Enem apresentam uma pontuação elevada e o modelo de prova já está sendo adotado na instituição. "Como avaliação estamos adotando e considerando um bom critério para a seleção do nosso aluno que ingressa na universidade. Normalmente os alunos que fazem opção pelo Enem são aqueles dos cursos bem concorridos, como os da área da saúde, exatas, e alguns de licenciatura", explica.
A Faculdade de Mediciana do Triângulo Mineiro, em Uberaba, Minas Gerais, é a instituição que oferece um dos cursos de medicina mais disputados do país e também adota o Enem para selecionar os candidatos. O Pró-reitor de Ensino, Marco Fábio Prata Lima, revela que há quatro anos usa as notas do Enem no caso do candidato se sair mal no vestibular. "Achamos que isso ajuda a compor bem a nota, além de estar reconhecendo o esforço do governo na implantação desse sistema para avaliação do ensino médio".
Inscrições: As inscrições do Enem começaram dia 4 de abril e vão até 16 de maio, em todo o país, na própria escola. Estudantes de escolas públicas não precisam pagar a inscrição, cujo valor é de R$ 35,00. E quem já concluiu o ensino médio poderá se inscrever numa segunda fase, do dia 25 de abril a 6 de maio e deverá se dirigir às agências dos Correios ou se inscrever pela internet, na página. A prova do Enem será realizada dia 28 de agosto de 2005, domingo, com início às 13h e término às 18h (horário de Brasília).
Repórter: Sandro Santos