Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Comissão de educação indígena se reúne em Brasília
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Implantação do Sinaes dá outro passo importante

  • Quarta-feira, 23 de novembro de 2005, 18h03
  • Última atualização em Quinta-feira, 31 de maio de 2007, 05h17

O Ministério da Educação, a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) apresentaram as diretrizes e o instrumento de avaliação externa das instituições de educação superior (IES). Inaugura-se, assim, mais uma importante etapa do processo de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), em desenvolvimento desde setembro de 2004.

Agora está completo o ciclo da avaliação institucional do Sinaes, cuja dinâmica envolve mais de duas mil instituições pertencentes ao Sistema Federal de Educação Superior, num processo sem paralelo pela sua abrangência, complexidade e, principalmente, prazo de aplicação.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou a participação de praticamente todos os dirigentes do MEC e suas autarquias na elaboração do instrumento de avaliação e felicitou a todos pela aceitação deste documento por unanimidade na Conaes.

O presidente da Conaes, Helgio Trindade, enfatizou que a avaliação externa é crucial, porque complementa o esforço da auto-avaliação nas IES. Já o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, afirmou que este lançamento é um marco importante na avaliação das IES.

Segundo Dilvo Ristof, diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Inep, “a avaliação institucional é o eixo principal do Sinaes, porque integra todas as outras avaliações ao utilizá-las como base”. Como lembrou Haddad, é uma contribuição para cumprir a exigência crucial que hoje se coloca diante da sociedade brasileira: assegurar a qualidade acadêmica e social da educação superior.

Estiveram presentes à solenidade de lançamento, na terça-feira, 22, Fernando Haddad, Reynaldo Fernandes, Helgio Trindade e o secretário de Educação Superior, Nelson Maculan, bem como outros membros de secretarias do MEC, da Conaes e do Inep, além de representantes de diversas instituições e associações relacionadas ao ensino superior no Brasil. (Assessoria de Imprensa do Inep)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página