Gestão Educacional premiará dez municípios
Dez municípios serão premiados com o financiamento de R$ 50 mil para realizar experiências de gestão educacional. Dos 260 projetos inscritos, vinte foram selecionados e avaliados, in loco, por consultores do Ministério da Educação (MEC) que vão verificar as informações sobre cada experiência e a implementação dos processos e resultados.
O MEC premiará as experiências consideradas inovadoras. Serão privilegiadas aquelas que contribuirão para a qualidade do ensino, o aumento do nível de escolaridade da população, a democratização da gestão da educação pública e a superação das desigualdades sociais e regionais de acesso à permanência e ao sucesso do aluno na escola.
“O Ministério da Educação, ao conhecer, avaliar, divulgar e reconhecer publicamente o mérito dessas experiências, oferece condições para que outros municípios tomem-nas como inspiração ou referência”, afirmou o Secretário de Educação Básica, Francisco das Chagas.
Entre os projetos escolhidos, está o Programa Curva Feliz, proposto pela prefeitura de Curvelândia (MT). A experiência é voltada ao combate à disseminação do uso de drogas e de práticas violentas no meio juvenil e levou ao projeto que previne situações de risco pessoal e social para os jovens da cidade.
A intenção é levar as crianças para sala de aula e reduzir a evasão e a repetência, ao proporcionar atividades educativas e recreativas no horário livre da criança. São oferecidas oficinas de artes plásticas, caratê, teatro, capoeira, futebol, dança, coral, violão, artes visuais, dança, futsal e vôlei.
O Prêmio Inovação em Gestão Educacional foi realizado pela Secretaria de Educação Básica e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O prêmio faz parte das iniciativas do MEC de apoio à gestão educacional dos municípios e é executado no âmbito do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime) com apoio do Acordo Brasil-Unesco. Tem como meta premiar, a cada dois anos, até dez experiências inovadoras e divulgar seus resultados.
A solenidade de premiação será no dia 13 de dezembro de 2006, às 14h30, em local a ser divulgado pelo MEC. Os dirigentes responsáveis pelas vinte experiências avaliadas in loco serão convidados para a cerimônia de premiação, com despesas custeadas pelo ministério.
Fabiana Gomes