Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Experiências educacionais de sucesso recebem premiação

  • Terça-feira, 12 de dezembro de 2006, 17h12
  • Última atualização em Quarta-feira, 23 de maio de 2007, 09h41

Dez experiências inovadoras na área de educação, realizadas por secretarias municipais, serão premiadas em Brasília nesta quarta-feira, 13. Trata-se do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2006, promovido pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no âmbito do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime).

Cada município receberá um financiamento de R$ 50 mil do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), para ser aplicado no desenvolvimento, ampliação ou avaliação do projeto. Além disso, os secretários municipais premiados participarão de um programa de capacitação, que está sendo preparado pelo Ministério da Educação.

As dez experiências foram eleitas entre 260 inscritas. Os projetos foram selecionados por uma comissão julgadora externa e o critério fundamental para a escolha foi a adequação da experiência aos objetivos e metas do Plano Nacional de Educação. Dentro dessa perspectiva se destacaram experiências que tinham como foco a democratização da gestão do ensino público, o aumento da escolaridade da população, a melhoria da qualidade de ensino ou a redução das desigualdades sociais e regionais, no tocante ao acesso e à permanência, com sucesso, na educação pública.

O prêmio integra as atividades do Laboratório de Experiências Inovadoras, que pretende valorizar as boas práticas em gestão educacional, disseminar as experiências e incentivar outros municípios a também criar projetos para a melhoria do ensino. O espaço virtual deverá se constituir em fórum de discussão e troca de experiências, aberto, também, aos municípios que não foram premiados ou que não se inscreveram no prêmio. O laboratório, concebido pelo Ministério da Educação e Inep, conta, ainda, com o apoio do FNDE, da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). (Assessoria de Imprensa do Inep)

Leia mais...
Municípios criam projetos para educar e ganham prêmios

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página